diabetes

Diabetes: 5 cuidados que todo diabético precisa ter

A diabetes é uma das doenças crônicas que mais afetam as pessoas no Brasil e no mundo. Pode acontecer em dois tipos, 1 ou 2 e se caracteriza pelo distúrbio na produção e função do hormônio chamada insulina.

A doença pode estar relacionada com fatores genéticos, ou pelo estilo de vida e hábitos pessoas. Em todo caso, quem é diagnosticado com a diabetes deve ter atenção e para evitar sérias complicações.

Todo paciente que tem diabetes precisa se adaptar a uma nova rotina para conviver bem com o problema e garantir o bem-estar. A boa notícia é que isso é possível adotando práticas diárias. Pensando nisso, confira neste post 5 cuidados que todo diabético deve tomar para ter qualidade de vida!

Diabetes: 5 cuidados essenciais para quem convive com a doença 

Não é difícil compreender que a diabetes é uma doença séria, que exige mudança de hábitos para não ter complicações graves. Quem não trata devidamente o problema tem os níveis de glicose desregulados, com isso pode ter uma série de transtornos, como:

  • complicações renais;
  • complicações oftalmológicas;
  • complicações cardíacas;
  • amputação de membros em casos graves.

A melhor forma para evitar esses problemas é com atitudes saudáveis diárias e acompanhamento médico especializado. Veja dicas que vão contribuir para a saúde de quem é diabético!

1. Fique bem informado sobre o seu quadro 

Ficar por dentro de tudo sobre o quadro e ter o devido acompanhamento médico é fundamental para manter o controle sobre a doença. Procure conhecer melhor o diabetes, se é do tipo 1 ou 2, saiba sobre o tratamento e lembre-se de sempre ter informações de fonte confiável, ou seja, com um médico especialista.

2. Faça exames periódicos 

Os exames de rotina vão demonstrar como estão os indicadores e fornecer as informações para o acompanhamento e controle da doença. Os exames mais indicados pelos médicos são;

  • avaliação oftalmológica;
  • avaliação cardíaca;
  • exames de laboratório, como glicemia, hemoglobina e outros.

3. Pratique atividades físicas 

Praticar atividades físicas traz benefícios incríveis para qualquer pessoa, para quem é diabético é ainda mais importante. Além de manter o corpo ativo, as atividades físicas frequentes tem a capacidade de melhorar os sintomas e controlar os níveis de açúcar.

4. Use a insulina corretamente 

A aplicação de insulina é necessária em alguns casos de diabetes, justamente para repor a deficiência na produção do hormônio. O uso correto da insulina é primordial, por isso, siga religiosamente as orientações médicas, principalmente referente a doses e horários de aplicação.

5. Mantenha uma alimentação saudável

A alimentação é muito importante para controlar o quadro de diabetes, devido a sua relação com os níveis de açúcar. Para tanto, investir em uma alimentação saudável, equilibrada e composta por alimentos naturais é a melhor alternativa para promover a qualidade de vida.

Para atingir esse objetivo é preciso ter uma dieta balanceada e feita por um médico especialista. Ele irá analisar o quadro e situação do paciente para determinar uma alimentação personalizada, que seja agradável, saborosa e eficiente no controle da doença.

Como você percebeu, adotando cuidados diários é possível ter uma vida normal e controlar os efeitos da diabetes. Portanto, cuidar da saúde deve ser uma prioridade e com a mudança de hábitos e acompanhamento médico o diabético terá condições de aproveitar com qualidade todos os momentos da vida.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em São Paulo!

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp