Doctor checking blood sugar level with glucometer. Treatment of diabetes concept.

5 efeitos da diabetes em seu corpo

Quando ouvimos a palavra “diabetes” logo pensamos nos altos níveis de açúcar no sangue. E, claro, há uma razão lógica e até preocupante para isso: quando a quantidade de açúcar fica desequilibrada por um longo período em nosso organismo uma série de problemas pode surgir.

O diabetes é uma que condição prejudica a capacidade do nosso corpo de produzir ou usar adequadamente a insulina, que é um hormônio que permite ao nosso organismo transformar a glicose (açúcar) em energia.

Mas, quais são os principais efeitos negativos dessa doença? É sobre isso que vamos falar nos próximos tópicos. Acompanhe!

1. Visão

Quem tem diabetes corre sérios riscos de desenvolver diversos problemas oculares. Em alguns casos, a doença causa até a perda da visão.

As complicações de curto prazo envolvem, principalmente, a visão turva, que surge como consequência dos altos níveis de açúcar no sangue. Já em longo prazo temos: catarata, edema macular, retinopatia diabética e glaucoma.

2. Danos nos rins

Devido aos danos causados pelo diabetes os rins podem perder a capacidade de filtrar adequadamente os resíduos do sangue. A nefropatia diabética é o nome dado para a doença renal relacionada ao diabetes.

É uma condição complexa, especialmente porque não costuma apresentar sintomas seus estágios iniciais. Se você tem diabetes é importante manter sua rotina de visitas ao médico para que o profissional possa avaliar sua situação e ajudar a prevenir complicações, como a insuficiência renal.

3. Sistema circulatório

O sistema circulatório pode ser afetado de várias formas pelo diabetes. Um dos problemas mais recorrentes é o aumento do risco de a pessoa desenvolver pressão alta — o que sobrecarrega ainda mais o coração.

Além disso, o excesso de glicose no sangue pode facilitar a formação de depósitos de gordura nas paredes dos vasos. Com o passar do tempo, essa situação acaba restringindo o fluxo sanguíneo, podendo ocasionar o endurecimento dos vasos, assim como contribuir para aumentar o risco de aterosclerose.

4. Sistema tegumentar

Quando falamos sobre o sistema tegumentar estamos nos referindo principalmente a pele. Ou seja, ao maior órgão do corpo humano. Todavia, também diz respeito a outras estruturas, como pelos corporais, cabelos e unhas.

No que toca a pele, além da desidratação, os níveis altos de açúcar no sangue podem prejudicar a umidade corporal. Nesse caso, uma das consequências diretas é o ressecamento epitelial. 

Além da pele ressecada, o que facilita o surgimento rachaduras nos pés, há outros problemas que podem aparecer. Por exemplo, as dobras do corpo desenvolverem infecções (virilha, entre os dedos da mãos e dos pés, cantos da boca, axilas etc.). Vermelhidão, coceira e bolhas são sinais de que algo está errado.

5. Sistema nervoso central

Quem tem diabetes pode desenvolver uma condição chamada de neuropatia diabética, além de ficar mais suscetível a ter danos nos nervos. Devido à doença, a percepção de frio, calor e até dor são afetadas. Aliás, as chances de uma lesão surgir e a pessoa não notar são grandes. Por isso, o diabético precisa sempre investigar seu corpo, especialmente para evitar que essas lesões virem uma infecção, por exemplo.

Os problemas apontados são apenas alguns entre os vários que podem prejudicar a qualidade de vida e comprometer ainda mais a saúde de uma pessoa que tem o diabetes.

Contudo, essa doença pode ser controlada de maneira muito eficiente, especialmente quando diagnosticada precocemente. Se você tem diabetes, mantenha sua rotina de visitas ao médico em dia. Caso suspeite que possa ter essa doença, procure quanto antes um especialista!

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em São Paulo!

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp