Serotonina

Tudo que você precisa saber sobre serotonina


Também conhecida como “substância química da felicidade”, a serotonina é um neurotransmissor relacionado com nossas emoções e humor. No entanto, ela envolve muito mais que isso, pois além de ser um transmissor de impulsos nervosos, ela desempenha um papel em uma série de funções cerebrais, enquanto atua em processos de todo o corpo, incluindo a imunidade e o apetite.

Como a serotonina atua em seu corpo depende de vários fatores, por exemplo, como determinadas células reagem a ela ou como o corpo a produz. Quer saber mais sobre esse importante neurotransmissor? Continue a leitura!

As funções da serotonina em nosso organismo

A serotonina atua em nosso corpo em várias frentes. Todavia, o que esse neurotransmissor faz depende muito do tipo de receptor. Para se ter ideia, a ciência já conseguiu identificar 15 desses receptores em neurônios, sendo que cada um deles associados em efeitos diferentes.

Além disso, algumas enzimas influenciam na ação da serotonina, umas sintetizando enquanto que outras inibindo. A função executada pela serotonina também tem relação como a proteína responsável pelo seu transporte para dentro ou para fora dos neurônios.

Dito isso, a seguir, estão alguns dos principais processos dos quais a serotonina desempenha um papel essencial já estudados pela ciência. Acompanhe!

Apetite e peso

A serotonina tem uma relação complexa com o metabolismo e com o apetite. Em algumas pesquisas realizadas em animais ficou evidente que esse neurotransmissor também leva a produção de outros neurotransmissores que, então, suprimem o apetite. Por outro lado, a ciência já conseguiu associar a presença de altos níveis de serotonina no intestino a uma maior massa corporal.

Funções sexuais

Nos homens, a relação da serotonina com um tipo de receptor contribui para facilitar a ereção e a ejaculação. Nas mulheres, esse neurotransmissor já foi relacionado com a diminuição do desejo sexual ou com o aumento da libido, conforme o tipo de receptor a que se liga.

Percepção da dor

Quando o assunto é a dor, a serotonina atua tanto quanto para perpetuar os sinais de dor quanto para inibi-los. Esse aspecto ainda exige muitas pesquisas científicas, especialmente na questão dos receptores envolvidos. Por exemplo, alguns medicamentos para dor de cabeça (enxaqueca), atuam estimulando determinados receptores de serotonina no cérebro.

Memória e cognição

Alguns estudos em animais demonstraram que a serotonina influencia a maneira como o cérebro aprende, se adapta e usa o feedback para determinar o comportamento. Por exemplo, alguns pesquisadores identificaram que baixos níveis de serotonina podem estar relacionados com dificuldades de atenção, assim como sintomas de TDAH.

Sistema imunológico

Segunda uma revisão feita em 2017, praticamente todas as células de nosso sistema imunológico possuem transportadores ou receptores de serotonina. Segundo o que foi observado, esse neurotransmissor pode influenciar em uma série de condições como artrite reumatoide, asma alérgica e inflamação intestinal.

Além disso, alguns estudos têm associado consistentemente altos níveis de serotonina no sangue à diarreia crônica. Já níveis diminuídos dessa substância podem explicar alguns eventos de constipação. A serotonina intestinal também contribui com alguns tipos de bactérias que ajudam a coordenar o metabolismo da gordura.

Portanto, a serotonina é essencial para o funcionamento de nosso organismo. Nos próximos anos, é bem possível que novas descobertas surjam sobre esse neurotransmissor uma vez que pesquisas continuam sendo feitas tendo em vista sua relevância para o corpo humano.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em São Paulo!

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp