2015_prot_fatigue_hero

Cansaço Crônico

Você, com certeza, já se sentiu exausto, desanimado e sem vontade de sair da cama pela manhã. E, provavelmente esta sensação passou após um período de férias ou descanso. Porém, se durou mais do que esperado (do ponto de vista médico seis meses) o cansaço crônico deve ser investigado e tratado para melhorar a sua qualidade de vida.

Quando devo me preocupar?

A fadiga é extremamente freqüente no consultório médico e corresponde a 20% das queixas. Caso você não tenha uma justificativa importante (como trabalho em excesso, filhos pequenos que demandam muita atenção) para o cansaço crônico e a situação se estende por meses, o ideal é procurar ajuda médica.

Diversas doenças podem cursar com cansaço, entre elas enfermidades neurológicas, psiquiátricas e endocrinológicas.

O cansaço também pode decorrer de uso de medicações como antidepressivos, betabloqueadores (usados por quem é portador de pressão alta), ansiolíticos, medicamentos que previnem a calvice entre outros. Importante nunca tomar medicamento sem o conhecimento de seu médico, isto pode prejudicar muito a sua saúde.

Pricipais doenças Endocrinológicas que causam Cansaço
Hipotireoidismo

O hipotireoidismo é uma doença que atinge principalmente as mulheres e se caracteriza pela diminuição da produção dos hormônios da tireoide. Normalmente há um aumento acima do normal do TSH (hormônio tireoide estimulante) e diminuição do T4 livre. Pode estar associado a aumento dos anticorpos anti tireoide. Alguns estudos¹ americanos estimam um prevalência de até 4% na população.

Os principais sintomas além do cansaço são: intolerância ao frio, falta de ar, aumento do peso, constipação intestinal, lentificação do raciocínio, sonolência excessiva

Hipertireoidismo

O hipertireoidismo é decorrente do excesso do hormônio tireoidiano.

Há um estado de hipermetabolismo; a hiperatividade acarreta em fadiga profunda.

Outras manifestações clínicas são: nervosismo, insônia, emagrecimento, palpitação, intolerância ao calor, pele quente e úmida, diarréias e distúrbios menstruais

Hiperparatireoidismo

O hiperparatireoidismo é causado pelo excesso de paratormônio (PTH), o qual é produzido pelas glândulas paratireóides.

O PTH é responsável pelo equilíbrio do cálcio no organismo. A elevação desse hormônio provoca aumento de cálcio na circulação sanguínea causando o desgaste ósseo (osteopenia/osteoporose).

Geralmente, o paciente é assintomático, mas pode apresentar quadro de fadiga, irritabilidade, depressão e insônia

Insuficiência Adrenal 

Na insuficiência adrenal o sintoma de fadiga e fraqueza generalizada está presente em aproximadamente 100% dos casos. No entanto o caso é mais drástico e grave do que o cansaço habitual.

Há uma deficiência do hormônio cortisol, que apesar de extremamente danoso quando em excesso, é essencial para a manutenção da vida.

Os sintomas associados são pressão muito baixa (hipotensão), dor abdominal, náusea e diarréia, hipoglicemia.

Embora atualmente exista uma discussão sobre o tema fadiga adrenal², este não é reconhecido pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia nem pela Endocrine Society. O uso de corticoides por pessoas que não tem insuficiência adrenal pode ser perigoso e danificar a sua saúde. 

Síndrome de Cushing

Na Síndrome de Cushing há um excesso de cortisol (hormônio do estresse).
O paciente além de cansaço apresenta fraqueza muscular, caracterizada por dificuldade de levantar os braços e subir escadas, obesidade abdominal, face arredondada, estrias violáceas na região do abdome, pressão alta, entre outras manifestações.
A causa mais comum desta enfermidade é o uso de corticoides. 

Deficiência de Hormônio Masculino

A diminuição dos hormônios masculinos (andrógenos) denomina-se Hipoandrogenismo, e está associada à diminuição de força muscular e fadiga. Há muitas causas de deficiência de testosterona.

Quando a doença ocorre depois da puberdade os sintomas mais comuns incluem cansaço, diminuição da libido, impotência, diminuição dos pêlos e da força muscular.

Deficiência de Vitamina D e Cansaço 

A Vitamina D consiste em um hormônio esteroidal produzido através da pele (com exposição solar) fígado e rim. A sua ação mais conhecida é absorver o cálcio da dieta.

Porém, atualmente já se sabe que diversos outros tecidos como cérebro, próstata, mama, intestino entre outros, possuem receptores para esse hormônio. A deficiência de vitamina D cursa com fadiga³, dores nas articulações, dores musculares, obesidade, diabetes, alteração do sono e memória entre outros.

Todas as enfermidades listadas possuem tratamento. 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em São Paulo.

  1. Serum TSH, T(4), and thyroid antibodies in the United States population (1988 to 1994): National Health and Nutrition Examination Survey (NHANES III)
  2. NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE “FADIGA ADRENAL”
  3. Vitamin D status in patients with musculoskeletal pain, fatigue and headache: A cross-sectional descriptive study in a multi-ethnic general practice in Norway
Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp