Tumores da hipófise

Tumores da hipófise: sintomas e tratamentos

A hipófise, também chamada de pituitária, é considerada a principal glândula do corpo humano e está localizada na base do cérebro. A sua principal função é regular as outras glândulas do corpo, como a adrenal, a tireoide, os testículos e os ovários. Chamamos de tumor de hipófise quando há um aumento excessivo de tecido e células dentro da hipófise.

As causas para o aparecimento do tumor da hipófise são desconhecidas, mas sabe-se que em uma pequena porcentagem de pacientes ele aparece devido a histórico familiar.

Tipos de tumores da hipófise

Os tumores da hipófise podem ser de dois tipos: adenoma ou craniofaringioma. O mais frequente são os adenomas, tumores benignos que não se espalham pelo organismo. Em alguns casos essas mutações podem ser transmitidas hereditariamente, dos pais para os filhos.

Com menor incidência, o craniofaringioma se origina dos restos embrionários das células que deram origem à glândula.  Normalmente se trata de um tumor congênito presente desde o nascimento, mas que pode se desenvolver lentamente até a idade adulta. Os craniofaringiomas são geralmente benignos, porém podem causar sintomas pelo crescimento do tumor e consequente compressão de estruturas adjacentes.

Sintomas do tumor da hipófise

Por controlar outras glândulas do corpo a produzir seus hormônios, quando surge um tumor nessa região, vários sintomas podem estar presentes, como alterações na tireoide, infertilidade ou aumento da pressão, por exemplo. Normalmente, os sintomas estão relacionados aos hormônios afetados.

Se houver alteração na prolactina, por exemplo, pode causar diminuição da libido e alterações menstruais. Alterações no hormônio do crescimento podem gerar dores articulares, crescimento dos pés e das mãos e diabetes.

O diagnóstico de tumor na hipófise é feito com base nos sintomas e por meio de exames de sangue e exames de imagem como ressonância magnética ou tomografia computadorizada, em alguns casos, o médico pode solicitar uma biópsia.

Tratamentos tumor da hipófise

O tratamento para um tumor da hipófise depende do tipo de tumor, do tamanho e do seu crescimento no cérebro. Eles podem ser tratados com medicamentos, radioterapia, cirurgia ou com a combinação de tratamentos. A indicação dependerá de outros fatores como idade do paciente, saúde e estilo de vida.

Normalmente, a cirurgia é indicada para os casos de tumores grandes, com compressão de estruturas vizinhas. Existem dois tipos de cirurgias, a transesfenoidal e a cirurgia por via transcraniana. A primeira opção é a mais utilizada e é feita com uma incisão dentro do nariz, com anestesia geral. A cirurgia por via transcraniana é feita diretamente no crânio, com um corte lateral ou superior da calota craniana. A cirurgia é realizada com anestesia geral.

A escolha e acompanhamento do tratamento deve ser feito pelo neurologista e endocrinologista, com exames que devem ser realizados regularmente.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em São Paulo!

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp