Terapia Hormonal para Menopausa

Terapia hormonal para menopausa: saiba mais

A menopausa causa uma série de mudanças no corpo feminino, sendo que muitas são bastante incômodas, como problemas para dormir, ondas de calor, alterações no humor e secura vaginal. Nesse cenário, a terapia hormonal (TH) para menopausa, ou tratamento de reposição hormonal, é uma solução que pode ser interessante para minimizar os sintomas.

A TH, além de ser uma maneira prática e eficiente de se passar pela menopausa, ainda pode contribuir positivamente para a saúde, por exemplo, ajudando a melhorar a densidade óssea, reduzindo os riscos de fratura.

Quer entender mais sobre a terapia hormonal para menopausa? Nos próximos tópicos explicamos um pouco sobre os tipos existentes e os benefícios desse tratamento. Acompanhe!

Quais são os tipos de terapia hormonal disponíveis?

Atualmente, é possível ter acesso a TH de diferentes formas, tais como, géis, tratamentos vaginais, adesivos e comprimidos. O tipo escolhido varia conforme as necessidades e expectativas da mulher.

No entanto, existem alguns fatores que também são considerados pelo médico. Entre eles:

  • situação da saúde em geral ou se há outras condições presentes;
  • se a mulher já passou por uma histerectomia;
  • idade.

Dito isso, vamos aos tipos de terapia hormonal. Bom, existem duas opções básicas desse tratamento:

1. terapia apenas com estrogênio. Lembrando que o estrogênio é o hormônio responsável por propiciar o alívio dos sintomas da menopausa. Muitas vezes, ele é prescrito para mulheres que não tem mais o útero devido a um quadro de histerectomia.

2. terapia combinada de estrogênio e progestagênio. Neste caso, progestagênio entra na TH para proteger as mulheres com útero contra um possível câncer uterino.

Quanto as formas de fazer a terapia hormonal também podemos apontar duas maneiras:

1. Por meio de produtos locais que atuam somente em uma área limitada ou específica do corpo. Eles se encontram disponíveis na forma de anel, creme ou comprimidos, sendo muito usados para lidar com sintomas vaginais.

2. Também existe a possibilidade de fazer a terapia hormonal com produtos sistêmicos. Isso quer dizer que os compostos circulam via corrente sanguínea para todas as partes do corpo. É possível encontrá-los na forma de emulsão, gel, adesivo, injeção, spray e comprimidos. São recomendados para mulheres que sofrem com sintomas vaginais, suores noturnos, ondas de calor e osteoporose.

Quais os benefícios da terapia hormonal?

Nas últimas décadas, diversos estudos clínicos forneceram evidências de que a terapia hormonal para menopausa ajuda de forma muito eficaz as mulheres a lidar com os sintomas clássicos, especialmente evitando a perda óssea, os suores noturnos, secura vaginal e as incômodas ondas de calor.

Outros benefícios associados a terapia hormonal incluem melhora nas relações sexuais e no sono, bem como um melhor padrão de qualidade de vida.

Conclusão

Muitos fatores farão parte da decisão pela terapia hormonal — preferências pessoais, riscos, idade, opções disponíveis, custo do tratamento. Por isso, é fundamental ter uma conversa franca com o médico.

Se você está pensando em fazer o tratamento de terapia hormonal para menopausa, não deixe que nada fique de fora ao falar com o especialista em saúde, pois isso ajudará o profissional a decidir qual a melhor abordagem para sua situação, garantindo resultados mais eficientes.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em São Paulo!

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp