A principal fonte de nutrientes deve ser sempre de alimentos saudáveis. Os suplementos alimentares devem ser utilizados para complementar ou otimizar a alimentação balanceada. Esta deve envolver todos os grupos: proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais (provenientes de frutas e verduras)
O ideal antes de utilizar qualquer substância para aumentar a massa muscular é procurar um profissional capacitado para estabelecer o melhor plano alimentar. Caso esta etapa não seja realizada o uso de suplementos pode ser ineficaz e dispendioso.
Quem deve utilizar suplementos?
A grande parte das pessoas que pratica atividade física o faz de modo esporádico, poucas vezes na semana e com intensidade leve. Estes atletas iniciantes ou amadores geralmente não necessitam de suplementação alimentar. Nestes casos uma alimentação balanceada é suficiente para suprir todas as necessidades nutricionais.
Porém, aqueles que realizam exercícios diários, com duração prolongada a suplementação alimentar pode ser necessária para alcançar o potencial de massa muscular.
Quais os tipos de Suplementos
Há diversos tipos de suplementos alimentares no mercado com objetivos variados:
- Hipercalóricos: ricos em carboidratos, fornecem energia para a realização do exercício ou para aumentar o aporte de calorias durante o dia
- Hiperproteicos: apresentam o objetivo de fornecer aminoácidos, polipeptídios e proteínas para complementar a demanda diária. Consequentemente otimizar o processo de formação muscular e evitar a quebra muscular (catabolismo)
- Suplementos específicos para desempenho: como o bicarbonato, utilizado para reduzir a sensação de fadiga em treinos muitos prolongados ou a creatina usada em para melhorar o ganho de força
Suplementos Hirpercalóricos
Os suplementos mais comuns para fornecimento de carboidratos são as massas hipercalóricas, as bebidas e géis para esportistas, o wazy maze, a dextrose e a palatinose.
A necessidade de carboidratos varia de acordo com o tipo de exercício, a intensidade da prática e o momento que o atleta se encontra (antes, durante ou após a atividade física).
O público alvo para este tipo de suplemento alimentar são profissionais que necessitam de grande demanda de energética. O objetivo é a manutenção do peso corporal devido à dificuldade de alcançar as metas calóricas pela rotina de treinamentos muito extenuantes. Exemplos são os maratonistas, fisioculturistas, atletas olímpicos e lenvatadores de peso).
Suplementos Proteicos e Amino ácidos
A ingestão de proteína após o exercício estimula a síntese proteica e inibe o catabolismo muscular. Quando realizada durante ou imediatamente após o treinamento, facilita a resposta adaptativa do músculo a cada sessão de exercício.
A suplementação proteica pode aumentar o desempenho físico, a massa e força musculares além de encurtar o tempo de recuperação. Porém ganhos específicos diferem quanto ao tipo e à quantidade de proteína consumida.
Atualmente existem no mercado diversos tipos de suplementos proteicos. Eles podem ser isolados, parcialmente digeridos (hidrolisado) ou associados a carboidratos. Os principais tipos são: whey protein (proteína do soro do leite), caseína, proteína de soja, albumina e aminoácidos.
Suplementos Específicos
Existem ainda alguns suplementos que podem auxiliar no ganho de massa muscular. Estes são: creatina, HMB (beta-hidroxibetametilbutirato), beta-alanina e o bicarbonato de sódio.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto.
Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em São Paulo.