Se você já teve uma noite de sono ruim, provavelmente sabe o quanto isso pode fazer você se sentir horrível. Além da sensação de exaustão, muitas vezes, quem perde o sono fica irritado na manhã seguinte. Algumas pessoas podem até se sentir “fora de si” e não saber exatamente o motivo.
Essa sensação de desequilíbrio, de que tudo está fora do lugar, após uma noite mal dormida se deve, possivelmente, aos seus hormônios. Ou melhor, a um provável desequilíbrio hormonal em decorrência dos problemas para dormir.
E aqui temos um aspecto muito interessante a ser observado: se você tem dificuldades para ter boas noites de sono ou tem algum desequilíbrio hormonal, é quase certo que um esteja causando/influenciando o outro.
Quer entender mais sobre como a qualidade do sono interfere na sua produção hormonal? Então, continue a leitura e fique por dentro desse tema!
O sono e os hormônios
Ter um sono de qualidade é essencial para regular e produzir os hormônios essenciais para o funcionamento de nosso organismo. Sem dúvidas, a falta de um descanso adequado coloca o seu corpo sob o risco de desenvolver um desequilíbrio hormonal, sem contar outras condições associadas a tais desequilíbrios.
O sono crônico de má qualidade pode causar uma série de problemas de saúde, entre os quais estão:
- alterações no apetite;
- risco aumentado de doenças;
- redução da imunidade;
- ganho de peso;
- problemas de memória;
- recuperação de lesões mais demoradas;
- doenças cardíacas;
- hipertensão.
Por outro lado, embora dormir seja algo bom, quando em excesso também pode ocasionar problemas de saúde. Por exemplo, uma pessoa que tem noites de sono compostas por mais de nove horas pode apresentar condições como:
- sonolência durante o dia;
- redução no metabolismo;
- ciclos de sono alterados ou interrompidos;
- problemas cognitivos, como ter o foco reduzido.
As 7 a 8 horas recomendadas de sono pelos especialistas do sono são mais que suficientes e fundamentais para garantir que seu corpo produza adequadamente os hormônios e que eles funcionem com uma regulação saudável.
Os hormônios e a insônia
Lembra que falamos que o sono pode interferir na produção de hormônios, assim como o desequilíbrio hormonal pode afetar o sono? Bom, aqui é preciso ter um pouco de atenção.
Hormônios como a testosterona, estrogênio e progesterona, podem contribuir para a insônia, especialmente em mulheres que estão na menopausa, grávidas ou em período pré-menstrual. Contudo, esses problemas tendem a ser temporários e a situação volta à normalidade quando os níveis hormonais se equilibram.
No entanto, ao não ter noites de sono o suficiente isso pode começar a afetar os seus hormônios, o que pode levar a futuros problemas envolvendo quadros de insônia. Como se isso já não fosse ruim o bastante, essa situação pode criar um ciclo vicioso de sono ruim, ocasionando um desequilíbrio hormonal.
Por fim, embora seus hormônios possam não ser completamente responsáveis pela sua falta de sono, eles estão muito ligados a outro distúrbio de sono bastante comum: a apneia do sono.
Portanto, procure adotar medidas que o ajudem a ter noites melhores de sono. Afinal, como observamos acima, dormir mal pode dar o “start” em diversos problemas de saúde.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em São Paulo!