Síndrome de Cushing

Síndrome de Cushing: sintomas, causas e tratamentos

A síndrome de Cushing é caracterizada como uma doença rara causada por problemas nas glândulas suprarrenais que resultam na produção excessiva do hormônio cortisol. Pessoas com essa condição podem apresentar sintomas variados que atrapalham significativamente suas vidas. 

Embora possa ocorrer em qualquer periodo da vida, o Cushing tende a ser comumente mais encontrada em adultos entre os 20 e 50 anos.

Quer entender melhor sobre essa doença, seus sintomas e tratamentos? Nos próximos tópicos vamos falar sobre isso. Continue a leitura!

Quais são os principais sintomas?

Os sinais e sintomas da síndrome de Cushing costumam surgir lentamente ao longo do tempo. A forma como a condição se manifesta também varia de pessoa para pessoa. Algumas podem apresentar poucos sinais, enquanto outras experimentam alterações drásticas. 

Alguns dos sintomas mais comuns incluem:

  • ganho de peso em torno do abdômen;
  • enfraquecimento da pele, deixando o indivíduo mais vulnerável a machucados. Estrias roxas e rosas também podem surgir na região da barriga;
  • protuberância de gordura entre os ombros, também chamada de “corcunda de búfalo”;
  • rosto arredondado e cheio (rosto de lua);
  • aumento da pressão arterial;
  • nível de açúcar elevado no sangue;
  • fadiga excessiva e problemas para dormir;
  • alterações no humor/episódios recorrentes de tristeza;
  • perda da densidade óssea;
  • falta de força muscular;
  • problemas sexuais;
  • aumento de pelos no corpo;
  • alterações menstruais nas mulheres.

Importante: devido à síndrome de Cushing algumas mulheres podem notar alterações na aparência, tornando-se mais masculinas (virilização).

Quais as causas?

O tumor hipofisário benigno (adenoma) é a causa mais frequente da síndrome de Cushing. Esse tipo de tumor faz com que haja uma produção maior do hormônio corticotropina. Como consequência desse excesso a glândula adrenal é levada a produzir mais cortisol. E muito cortisol pode causar quando de síndrome de Cushing.

Outras possíveis causas são:

Tumor adrenal: tipo de tumor encontrado na glândula adrenal. Pode ou não ser canceroso.

ACTH anormal: ocorre quando a causa da síndrome de Cushing são tumores que produzem corticotropina (ACTH) em outros órgãos. Por exemplo, tumores no timo, pulmão e tórax podem produzir essa substância.

Esteroides: O uso prolongado de esteroides em altas doses, a exemplo da prednisona podem ocasionar Cushing. 

Vale observar que quando o indivíduo está sob pressão e estresse é comum encontrar altos níveis do hormônio cortisol em seu organismo. Contudo, isso não causa um quadro de síndrome de Cushing.

Outro ponto importante, é que são raros os casos em que existe uma ligação hereditária com um tumor endócrino que provoque a doença. A maioria das ocorrências não é transmitida entre gerações.

Diagnóstico e tratamento

Muitas vezes, os sinais da síndrome de Cushing podem ser difíceis de notar. Além disso, não é raro que sejam escondidos ou mascarados por outros problemas de saúde. Por isso, é fundamental consultar o especialista para que o diagnóstico seja o mais específico possível.

Geralmente, a análise médica se dá com base no histórico de saúde do paciente, exames físicos e testes laboratoriais para verificação dos níveis de cortisol.

Por fim, as abordagens para tratar o paciente vão depender das causas do excesso de cortisol. Por exemplo, se for um tumor adrenal, uma cirurgia será necessária, se a raiz da condição estiver no uso de esteroides, o médico poderá recomendar outras maneiras de tomar o medicamento.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em São Paulo!

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp