Ter alguma queda de cabelo é comum e rotineiro. Por exemplo, estima-se que cada ser humano perca até 100 fios por dia. Geralmente, os fios que caem são substituídos por outros com o passar do tempo. Contudo, você sabia que problemas na tireoide podem fazer com que você perca mais cabelo que outras pessoas?
A doença autoimune da tireoide aumenta os riscos de um indivíduo ter queda excessiva de cabelo. Sendo que isso pode acontecer rapidamente, atingindo áreas específicas do couro cabeludo, assim como outras parte do corpo.
Apesar de ser um cenário um tanto desesperador, a boa notícia é que a maior parte dos casos de queda de cabelo ligada a doenças da tireoide são tratáveis e temporários.
Quer saber mais sobre esse assunto? Então, continue a leitura e fique por dentro!
Como a tireoide influencia na queda de cabelo
Tanto o hipotireoidismo quanto o hipertireoidismo, quando ocorrem de forma grave e por um longo período podem provocar perda de cabelo.
Em alguns casos, os fios podem parecer mais ralos e espaçados. Por outro lado, não é muito comum que as condições citadas, quando surgem de forma leve ou o indivíduo tenha algum outro problema na tireoide de curta duração, causem o problema.
Dito isso, cabe uma observação importante sobre esse tema: algumas manifestações de hipotireoidismo e hipertireoidismo podem surgir de forma abrupta, sendo diagnosticadas logo nos primeiros estágios. Outras vezes, o problema pode estar presente há anos ou meses antes de o diagnóstico ser feito.
Aliás, em muitos casos, a perda de cabelos relacionada a problemas da tireoide só começa a se tornar mais evidente após meses depois do início da doença.
Nesse sentido, outra consideração importante é que os fios podem continuar caindo por algum tempo após o início do tratamento. Muitas pessoas acabam culpando erroneamente os medicamentos pelo problema e interrompem por conta própria o tratamento recomendado. Contudo, isso apenas piora a situação e torna o processo de recuperação mais demorado.
Principais características do problema
As alterações no cabelo bem como a queda dos fios apresentam padrões característicos quando tem alguma relação com doenças da tireoide. Entre eles:
- mudanças na textura dos fios que podem ficar mais finos e macios, ou mais ásperos e secos;
- a queda acontece em áreas limitadas da cabeça, resultando em manchas calvas;
- perda de cabelo em outras áreas do corpo, sendo muito comum que as bordas externas das sobrancelhas sejam atingidas.
Cuidados adicionais
Um detalhe muito importante é que são raras as situações em que doenças da tireoide causem problemas no couro cabeludo sem que exista algum outro sintoma. Contudo, se você estiver preocupado com a perda dos fios ou acha que estão caindo de forma anormal, não deixe de conversar com o especialista.
Há uma série de condições que podem dar origem à queda de cabelo, por isso é necessário avaliar cuidadosamente caso a caso para definir a melhor abordagem para o tratamento. Além disso, a perda dos fios pode indicar alguma outra doença ainda não detectada relacionada aos hormônios ou metabolismo. Então, muito cuidado!
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em São Paulo!