Antes de falarmos sobre os sintomas e tratamentos do câncer da tireoide, é interessante ressaltar que a formação de nódulos na região do pescoço não é algo raro. Além disso, nem sempre eles são motivo de preocupação. Afinal, cerca de 90% das ocorrências são de nódulos benignos.
Nesses casos, a cirurgia é dispensada, a não ser que aumentem muito de tamanho ou que causem problemas para a pessoa, como dificuldades para engolir e falar.
Agora que esse ponto foi esclarecido, vamos entender um pouco melhor sobre o câncer na tireoide e como é feito o seu tratamento. Continue a leitura e saiba mais!
Quais são os sintomas do câncer de tireoide?
Na maior parte dos registros, a pessoa com câncer de tireoide não se dá conta disso, visto que essa condição não apresenta muitos sinais inicialmente. Porém, a medida que cresce, alguns dos seguintes problemas podem ser notados:
- mudanças na voz, rouquidão;
- dificuldade para engolir;
- caroço no pescoço;
- dor de garganta.
Todavia, as causas por trás dessa doença ainda não foram muito bem esclarecidas pela medicina. Entretanto, deficiência de iodo, síndromes genéticas e exposição à radiação, são algumas situações que aumentam as chances de a pessoa desenvolver a condição.
É possível tratar?
Felizmente, o câncer de tireoide é tratável. Aliás, nos casos em que os nódulos são muito pequenos, com baixo risco de se espalharem por outras partes do corpo, o tratamento pode não ser necessário em caráter imediato.
Nas situações em que uma abordagem mais complexa é necessária, as opções de tratamentos envolvem:
Terapia com iodo
Nesse tratamento, o paciente faz uso de uma quantidade mínima de iodo radioativo. O composto tem o objetivo de destruir a parte do tecido da tireoide que não pôde ser removido via cirurgia.
Cirurgia
Aqui é feita a remoção de toda a glândula tireoide (mais comum) ou de parte dela. Há situações em que o cirurgião também faz a remoção dos linfonodos próximos. Apesar de ser um tratamento eficiente, a cirurgia para câncer de tireoide apresenta riscos de infecção como qualquer outra.
Quimioterapia
A quimioterapia consiste no uso de tipos específicos de drogas com a finalidade de destruir as células cancerosas. Entretanto, essa não é a opção mais usada para esse tipo de câncer. Por outro lado, pode ser indicada para os casos de câncer anaplásico de tireoide.
Radioterapia
Nos casos em que o tratamento com iodo não apresenta resultados ou demonstrou ser ineficaz, a radioterapia externa pode ser recomendada. Também é usada quando, após a cirurgia, existe o risco de retorno da doença.
É preciso ter algum cuidado após os tratamentos para o câncer de tireoide?
Sim. É importante que o paciente mantenha a rotina de visitas e exames regulares devido à possibilidade de retorno da doença. No início, os testes podem ser mais frequentes, mas com o passar do tempo serão cada vez menos necessários.
Nesse sentido, algumas das opções de exames são a ultrassonografia, para verificar se há sinais de câncer na região do pescoço, e os testes de sangue, que são usados para a detecção de substâncias cancerosas.
Por fim, esperamos que esse artigo sobre sintomas e tratamentos do câncer de tireoide possa ter ajudado a você a entender melhor essa doença.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em São Paulo!