A osteoporose é uma doença que surge quando seus ossos ficam mais finos e fracos devido ao processo natural de envelhecimento e outros fatores. Em muitos casos, essa condição pode te deixar mais vulnerável a sofrer com fraturas e ossos quebrados.
Entre os pontos que aumentam os riscos envolvendo essa doença podemos incluir o uso de alguns tipos de medicamentos, tabagismo, menopausa, baixo peso corporal, falta de hormônios, ser do sexo feminino e, claro, o envelhecimento natural do corpo.
Em casos graves de osteoporose, a pessoa pode precisar de cirurgias e medicamentos. Nos próximos tópicos, separamos algumas boas práticas e recomendações para quem tem essa condição. Acompanhe!
1. Atenção ao cálcio e a vitamina D
O cálcio é o componente mais importante para a construção de ossos fortes. Já a vitamina D ajuda o nosso organismo a absorvê-lo. Por isso, para ter uma boa saúde óssea e evitar complicações com a osteoporose, um dos cuidados mais importantes é saber como estão os níveis de cálcio e vitamina D em seu corpo.
Você obter cálcio de uma série de alimentos, como o salmão enlatado, queijo cottage, vegetais verdes e iogurte. Já a vitamina D é bem simples: aproveite 15 minutos de sol pela manhã diariamente. Caso você precisar de uma ajuda extra seu médico poderá recomendar alguns suplementos.
2. Escolha bem o que você come
Quem tem osteoporose ou deseja prevenir o surgimento dessa doença precisa sempre tomar o cuidado para manter uma dieta saudável. Isso significa incluir na alimentação diária laticínios, grãos integrais, carnes brancas de aves, peixes, carnes magras, assim como frutas e vegetais frescos.
Quando você obtém os nutrientes necessários a partir de uma dieta equilibrada, eles ajudam seu organismo a proteger seus ossos evitando a osteoporose.
Por exemplo, a vitamina K auxiliar nossos ossos com a mineralização, quando você come vegetais como repolho, espinafre e alface, está fornecendo mais vitamina K ao seu organismo. O zinco, essencial para a formação um novo tecido ósseo, está presente nos grãos integrais, aves e carnes magras.
3. Faça atividades físicas
Você sabia que os ossos precisam estar sob estresse para se recomporem? É por isso que a prática de atividades físicas é muito recomendada para a saúde óssea. Nesse sentido, algumas boas sugestões são caminhadas diárias, andar de bicicleta, pilates e até a musculação que ajuda pessoas com osteoporose.
Importante: antes de começar a praticar qualquer tipo de atividade física, converse com seu médico e com um instrutor qualificado sobre aquelas que mais podem ajudar você com a sua condição. Além disso, não faça exercícios sem nenhum acompanhamento, especialmente porque você pode correr o risco de sofrer lesões sérias.
4. Pare de fumar
Pouca gente sabe, mas a nicotina é uma substância que também prejudica a saúde óssea, especialmente porque interfere nos efeitos de medicamentos para combater a osteoporose. Assim, pelo bem da verdade, se você tem osteoporose e não para de fumar, há poucas coisas que seu médico poderá fazer por você. Além disso, se você consome bebidas alcoólicas regularmente, procure diminuir.
5. Mantenha um peso saudável
Em suma, estudos sugerem que pessoas muito abaixo do peso correm o risco maior de sofrerem com a perda óssea e ficam mais vulneráveis a um quadro de osteoporose. Por outro lado, é preciso ter atenção para não ficar muito acima do peso, visto que o peso adicional pode sobrecarregar a estrutura óssea. Além de se alimentar bem e praticar exercícios, faça um acompanhamento com um especialista para ele poder te a ajudar a saber se seu peso está muito acima ou muito abaixo do esperado, e o que fazer para controlá-lo.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Então, leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em São Paulo!