emagrecer

Não mais consigo mais emagrecer?

Um dos maiores desafios da perda de peso consiste no momento em que a balança para de colaborar. A frustração normalmente acompanha a grande maioria das pessoas que atingem o platô e não conseguem emagrecer. E aí vem a pergunta: o que fazer? O primeiro passo é entender quais as razões para o corpo evitar a perda de peso.

Fatores que contribuem para o aumento do peso

Alguns aspectos contribuem para o armazenamento da gordura no organismo. Um dos mais estudados é o meio intrauterino.

Bebês que sofreram restrição no útero materno (não receberam alimentos suficientes) e nasceram pequenos para idade gestacional tem uma maior tendência a acumular gordura na vida pós útero. O mesmo também é verdade para filhos de mães obesas durante a gestação. Além de excesso de peso, estes dois opostos estão mais propensos a doenças como diabetes1.

Fatores genéticos também estão implicados no aumento do peso assim como estilo de vida pouco saudável (alimentação pobre em nutrientes e sedentarismo)

O corpo tem tendência a manter/ganhar o peso

Existem mecanismos de adaptação do organismo para evitar a perda de peso, bem como o reganho dos quilos perdidos após o emagrecimento.

Alguns estudos2 demonstraram que após dieta restritiva com posterior e emagrecimento significativo levaram a aumento

dos hormônios da fome como grelina e diminuição dos hormônios da saciedade como leptina e PYY.

Os pesquisadores observaram que mesmo após um ano não ocorreu regularização da saciedade e da fome.

Flora intestinal e Ganho de Peso

A qualidade das bactérias que habitam o nosso intestino pode influenciar na quantidade de calorias absorvidas3. Enzimas humanas não são capazes de digerir diversos polissacarídeos, porém as enzimas bacterianas conseguem transformar estes componentes em fonte de energia digerível.

Enquanto a flora intestinal pode influenciar o peso, o contrário também é verdadeiro, o excesso de peso pode transformar a flora intestinal. Pessoas que emagreceram e voltaram aos hábitos alimentares ruins e reganharam o peso, tendem a ter modificação na qualidade da flora intestinal.

4 Dicas para vencer o platô e emagrecer

1. Mude ou acrescente Exercício na sua rotina

Se você ainda não introduziu atividade física no seu cotidiano agora é o momento certo. Caso o exercício já faça parte do seu dia a dia, tente mudar e introduzir mais treinos de resistência ou musculação. Quanto maior a massa muscular melhor o metabolismo4.

2. Comece a medir suas porções de alimentos

Manter um jornal alimentar pode auxiliar a perda de peso5. Diversos aplicativos de smartphone podem ajudar nesta tarefa. Ter consciência da quantidade de alimentos que ingere pode fazer toda a diferença para eliminar os quilos indesejados e emagrecer.

3. Acrescente uma proteína magra em todas as refeições

Alguns estudos6 mostram que incluir proteína magra em todas as refeições auxilia na melhora da fome e consequentemente ajuda a emagrecer.

Qual a quantidade ideal? De 1,2g a 1,6g de proteína por quilo ou de 25 a 30g de porção proteica por refeição.

4. Será que o Paltô não seria o peso ideal?

Emagrecer vai muito além da questão estética e fundamental para manter a saúde quando se está acima do peso. No entanto, você não precisa entrar no manequim 36 para ser saudável.

Pessoas que estão com sobrepeso ou obesidade tem um ganho significativo de saúde com 10% de perda do peso inicial. Avalie se o seu objetivo não era exagerado e se o peso em que você se encontra não é o ideal. E lembre-se manter o peso após o emagrecimento é a vitória final!

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto.

Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em São Paulo.

1.    Maternal obesity and malnourishment exacerbate perinatal oxidative stress resulting in diabetogenic programming in F1 offspring.

2.    Long-term persistence of hormonal adaptations to weight loss.

3. Gut Microbiota, Lipopolysaccharides, and Innate Immunity in the Pathogenesis of Obesity and Cardiovascular Risk

4.    Metabolic Effects of Exercise

5.   Evaluation of a smartphone food diary application using objectively measured energy expenditure 

6.    The role of protein in weight loss and maintenance

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp