Você consegue identificar os principais sinais de um metabolismo lento? Taxa metabólica ou metabolismo é conceituado na medicina como um conjunto de reações químicas em um organismo vivo responsáveis por criar e decompor a energia que o corpo necessita para funcionar.
Em termos simples, é a taxa na qual o seu corpo queima calorias ou gasta energia. E isso pode acontecer de diversas maneiras:
- por meio da prática de exercícios físicos;
- ao realizar atividades rotineiras;
- uso da energia necessária para manter o funcionamento adequado do corpo em repouso (taxa metabólica basal – TMB) sendo que esse fator pode ser determinado pelos genes herdados.
A partir disso, o metabolismo em boa parte está fora de nosso controle e em outra depende de nossa genética. Entender como tudo funciona é muito importante para que você saiba avaliar se o seu metabolismo está lento ou se está na hora de procurar ajuda especializada.
Afinal, quanto mais você conhecer o seu corpo, melhor poderá cuidar de sua saúde. Se interessou? Então, continue a leitura!
Quais são os principais sinais de um metabolismo lento?
O nosso metabolismo é o que determina como o nosso corpo processará e utilizará os alimentos ingeridos para queimar ou produzir energia. Algumas pessoas têm um metabolismo lento por natureza, visto que existem diferentes tipos de metabolismo. Mas, na maioria delas, o metabolismo tende a diminuir, isto é, ficar mais lento com o avançar da idade.
Seja como for, ter um metabolismo lento pode trazer uma série de consequências para sua vida, por exemplo, interferir nas suas tentativas de manter o peso sob controle. Você pode até acreditar que não está se esforçando o suficiente ou os exercícios simplesmente não estão funcionando. Mas, o que pode estar acontecendo aqui é que seu metabolismo está trabalhando contra você.
Dito isto, seguem alguns dos principais sinais e sintomas que sugerem um metabolismo lento:
1- Dor de cabeça frequente:
O metabolismo lento pode fazer com que o indivíduo sofra com dores de cabeça recorrentes. Os ataques súbitos ou crises de enxaqueca podem ocorrer devido à glândula da tireoide não estar funcionando adequadamente.
2- Fadiga:
Esse é um sintoma clássico do metabolismo. Se você se sentir cansando o tempo todo ou exausto, mesmo após uma boa noite de sono, é melhor ligar o sinal de alerta.
3- Ganho de peso:
Se você começar a ganhar peso sem um motivo claro para isso, é provável que esteja sofrendo com um quadro de hipotireoidismo, ocasionando um metabolismo lento. Aliás, o aumento do peso corporal pode acontecer mesmo se você seguir uma dieta saudável e se exercitar regularmente.
4- Constipação:
Devido a uma taxa metabólica lenta, o seu corpo vai precisar de mais tempo para processar os alimentos, resultando em quadros de constipação.
5- Cabelos finos:
Pele seca e unhas quebradiças: pessoas com metabolismo lento sofrem com baixos níveis do hormônio da tireoide. A principal consequência disso são problemas envolvendo unhas, pele e cabelos.
Por fim, o metabolismo lento pode prejudicar o funcionamento normal do intestino. Essa parte de nosso corpo tem uma íntima ligação com nosso cérebro e nosso estado de humor. Sendo assim, episódios de depressão podem surgir. No mais, para evitar qualquer problema, sempre consulte um especialista na área.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em São Paulo!