endrocrinologista

Endocrinologista: Quando procurar um?

Provavelmente, você já ouviu falar sobre um profissional médico chamado endocrinologista. No entanto, você sabe exatamente o que esse especialista faz, ou melhor, quando é o momento de marcar uma consulta com ele?

Como sugere o próprio nome, o endocrinologista tem sua formação focada em endocrinologia. Esse ramo da medicina envolve tudo o que diz respeito ao nosso sistema endócrino, isto é, condições, diagnóstico e tratamentos.

O sistema endócrino inclui uma série de órgãos e glândulas de nosso corpo responsáveis por controlar os hormônios de nosso organismo. 

Nos próximos tópicos, vamos explicar melhor sobre como saber se chegou o momento de marcar uma consulta com uma endocrinologista. Continue a leitura e saiba mais!

Quando procurar um endocrinologista?

Há vários motivos pelos quais uma pessoa deve procurar um especialista em endocrinologia. Aliás, até mesmo seu médico de cuidados básicos de saúde pode solicitar que você consulte esse especialista caso note algumas alterações em seu corpo nos exames de rotina.

Nesse sentido, distúrbios, sinais e resultados de testes que indicam que você deve procurar uma endocrinologista incluem:

Anormalidades envolvendo o hormônio tireoidiano: 

Algumas pessoas podem ter muito (hipertireoidismo) ou pouco (hipotireoidismo) do hormônio tireoidiano em seu organismo. É importante ressaltar que esse hormônio tem como principal regular o metabolismo do corpo. 

Portanto, alterações em seus níveis podem resultar em ganho ou perda de peso. Outros possíveis problemas incluem dificuldades para lidar com temperaturas baixas, perda de cabelo ou ansiedade. Nódulos na glândula da tireoide podem sugerir câncer. 

Visão embaçada, níveis anormais de açúcar no sangue, ganho de peso, fadiga ou sede excessiva

Todos esses sintomas apontam para um problema com a insulina produzida pelo corpo. Importante ressaltar que esses são os motivos mais frequentes por trás das consultas com um endocrinologista, especialmente devido à suspeita de um quadro de diabetes.

Endocrinologista e a Osteoporose

Conforme envelhecemos, os níveis dos hormônios sexuais, particularmente o estrogênio presente nas mulheres começam a diminuir. Com isso, o corpo tem uma maior dificuldade para substituir os ossos antigos por um tecido ósseo novo. 

Como consequência, os riscos de fraturas aumentam. Aqui, uma endocrinologista pode ajudar a controlar a condição com a recomendação de medicamentos específicos, assim como exercícios de fortalecimento e suplementos alimentares, que devem ser tomados sempre sob supervisão médica.

Níveis baixos de testosterona 

Alguns sintomas que indicam que homens possam experimentar problemas com a testosterona envolvem fraqueza, fadiga, depressão e perda de cabelo. Nessas situações, um endocrinologista é o melhor profissional para avaliar as condições apresentadas e recomendar as abordagens médicas mais eficientes para o problema.

Quais os distúrbios mais comuns tratados pelo endocrinologista?

Acima apresentamos um quadro geral sobre algumas das razões que devem fazer você considerar uma visita ao endocrinologista. No entanto, você sabe quais são os distúrbios endócrinos mais comuns? 

O diabetes é o distúrbio endócrino mais recorrente nos consultórios de muitos endocrinologistas. Mas há vários outros, tais como, hipertireoidismo, hipotireoidismo, síndrome de cushing, acromegalia, síndrome dos ovários policísticos, doença de Hashimoto.

Por fim, esperamos que esse artigo possa ajudá-la a saber quando procurar um endocrinologista. No mais, lembre-se de manter sua rotina de visitas ao médico, pois qualquer problema, quando diagnosticado precocemente, tem mais chances de ser tratado com eficiência.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em São Paulo!

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp