Congresso Endo 2018
O Congresso anual da Endocrine Society,o Endo 2018, é a maior conferência de endocrinologia do mundo. Este ano aconteceu em Chicago entre 17 e 20 de março. É um previlégio poder participar de um encontro com tantos profissionais brilhantes e informações que podem melhorar a nossa qualidade de vida. Divido com vocês alguns aspectos que podem despertar a curiosidade e contribuir para a saúde de todos.
Síndrome dos Ovários Policísticos
- Causas
As causas da sídrome dos Ovários Policísticos são multifatoriais. Durante o congresso foram apresentados diversos dados sobre a importância dos fatores genéticos, do ambiente intrauterino e do papel do estilo de vida na etiologia desta síndrome que acomete 10% das mulheres em idade fértil.
O aumento anormal do hormônio anti mülleriano (um tipo de hormônio que favorece o desenvolvimento dos ovários) principalmente no final da gestação parece ter um papel importante na gênese da Síndrome dos ovários policísticos¹ .
- Repercussões
A paciente acometida por esta síndrome apresenta alterações de hiperandrogenismo (aumento do hormônio masculino), diminuição da ovulação (que leva a dificuldades para engravidar) e aumento dos cistos nos ovários.
- Potenciais tratamentos
Além dos tratamentos já preconizados com anticoncepcionais, outras medicações que agem na diminuição da resistência insulínica como metformina se mostraram eficazes em melhorar a regularidade dos ciclos menstruais, peso e sintomas de hiperandroginismo (aumento de hormônio masculino)².
Durante o congresso o pesquisador Paolo Giacobini apresentou um estudo, no qual comprovou o aumento anormal de hormônio anti mülleriano (AMH) em ratos fêmeas com Sd dos Ovários Policísticos. No artigo ainda foi utilizado um antagonista do GnRH (medicamento conhecido como cetrorelix), ocorrendo um bloqueio do AMH. Estes dados são extremamente importante para futuros tratamentos desta síndrome³.
Anticoncepcional masculino
Um dos pontos mais interessantes no Endo 2018 concentrou-se no desenvolvimento e testes clínicos do anticoncepcional masculino. Uma combinação de progestinas e gel de testosterona que inibem a formação dos espermatozóides. Provavelmente o medicamento estará disponível nos próximos anos. Se você tiver maior interesse pode acessar o site para saber mais sobre o assunto.4
Ritmo circadiano e qual o papel do Gene Relógio
Outro tema recorrente durante o congresso foi como o nosso corpo está relacionado ao ritmo circadiano (dia e noite). O pesquisador Russel Foster na Universidade de Oxford deu uma palestra sobre o assunto. Ele demonstrou como o nosso relógio interno está conectado com o meio externo. Quando ocorre uma desconexão entre o relógio interno e externo o corpo não consegue processar corretamente, é o que acontece no jet leg. Quem já experimentou um fuso horário de mais de 8 horas durante uma viagem, sabe quais são as consequências.
No site na Unversidade de Oxford o Dr Foster dá uma entrevista bem interessante sobre o tema5.
Implicação da alimentação e peso da mãe no feto e futuro da criança
O impacto da alimentação materna durante a gestação e amamentação no futuro do bebê é impressionante. A Dra Kjersti Aagaard realiza pesquisas sobre o tema, ela apresentou dados relevantes de que a flora intestinal da criança depende basicamente da flora intestinal materna. Uma dieta rica em gordura e alimentos industrializados durante a gestação altera a programação epigenética (interação gene e meio ambiente) do filho podendo induzir inflamação e mais chances de doenças na vida adulta6.
Como as papilas gustativas, Adoçantes Artificiais e aumento do Peso
O anatomia da nossa língua influencia a sensação do gosto e da escolha alimentar. Segundo a pesquisadora Josephine Egan nos temos quatro tipos de células nas papilas gustativas. Nas células 1, 2 e 3 há produção de hormônios da saciedade (que diminuem a fome), no entanto quando estas células morrem, são substituídas pelo tipo 4. Uma hipótese seria que os adoçantes artificiais podem ser responsável por uma desconexão entre gosto e densidade calórica, contribuindo para o aumento de peso7.
Consumo de sal e as implicações para o corpo humano
O pesquisador Jens Titze estudou astronautas russos que permaneceram mais de 500 dias confinados em uma “caixa” (uma suposta missão para Marte), focando no metabolism do sal no corpo humano.
Os participantes receberam quantidade controlada de sal e as amostras de urina foram analisadas minuciosamente.
Os achados são no mínimo interessantes. O cientista chegou a conclusão que nós acumulamos o sódio na pele e no músculo, causando uma série de doenças como hipertensão e diabetes8 .
Quando o aumento da ingestão de sal ocorre há aumento da produção de ureia, a qual necessita de mais energia para ser gerada. Consequentemente, um aumento da ingesta calórica e aumento do peso9.
Novidades no tratamento dos Fogachos calores da Menopausa
Pesquisadores finalmente descobriram uma medicação, não hormonal, que age no cérebro diminuendo os calores (fogachos) presentes na menopausa. Trata-se de um antagonista do receptor de Neurokinina 3.
Este novo medicamento diminuiu em até 70% os calores das mulheres na pós menopausa. Deve estar disponível para uso nos próximos anos. Vamos aguardar10.
Aumento do Peso e relação com Câncer
A pesquisadora Jennifer Ligibel da faculdade de medicina de Harvard apresentou um palestra sobre os benefícios da perda de peso em pacientes com diagnóstico de câncer e obesidade.
Além de evidencias que aderir uma dieta saudável (no caso a Mediterrânea) pode diminuir significativamente a incidência de câncer de mama11 , perder peso durante o tratamento de câncer também traz benefícios como melhora da qualidade de vida e diminuição de marcadores como insulina e leptina, que quando elevados predispõem piora da doença12.
Um trabalho extremamente interessante em andamento, e apresentado no congresso, é o BWEL Study (Breast Cancer WEight Loss Study) , está sendo avaliado o impacto da perda de peso em pacientes com câncer de mama invasivo. Vamos aguardar os resultados13.
Jejum e melhora da saúde
O Dr. Satchdananda Panda mais uma vez consegue provar os benefícios do jejum prolongado no período noturno, correlacionando ao ritmo circadiano (dia e noite). Sua aula no congresso foi no mínimo instigante.
Em uma revisão publicada em 2016 na revista médica Ageing Research Reviews, ele expõe quais as vantagens de de praticar este tipo de restrição de tempo de alimentação. As vantagens incluem diminuição do risco de câncer de mama e melhora na qualidade do sono14.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto.
Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em São Paulo.
- Novel role for anti-Müllerian hormone in the regulation of GnRH neuron excitability and hormone secretion
- Novel role for anti-Müllerian hormone in the regulation of GnRH neuron excitability and hormone secretion
-
Professor Russell Foster - Impact of maternal nutrition in pregnancy and lactation on offspring gut microbial composition and function
- The endocrinology of taste receptors
- Cutaneous control of blood pressure
-
Randomized trial of a clinic-based weight loss intervention in cancer survivor
- Circadian rhythms, time-restricted feeding, and healthy aging