Dados do Ministério da Saúde apontam que algo como 40% da população brasileira tem colesterol alto, condição associada a sérios problemas, tais como acidente vascular cerebral e infarto de miocárdio.
O colesterol, quando descontrolado, fica concentrado nas artérias – o que leva à formação de placas de gordura. Esse acúmulo, além de endurecer os vasos, também causa a obstrução deles (e, igualmente, das artérias). O problema pode gerar condições como pressão alta, derrames e outras doenças mais graves.
Para saber como controlar o aumento no índice do colesterol, confira as dicas no decorrer deste artigo.
Como controlar o colesterol alto?
Uma medida importante é controlar a alimentação. Sendo assim, neste artigo, há algumas sugestões de substituições no cardápio que podem contribuir para a diminuição das taxas de colesterol no sangue.
-
Substitua os alimentos normais pelas versões integrais
As fibras atuam diretamente na queda do colesterol ruim, uma vez que reduzem a absorção de gorduras. No organismo, elas se “ligam” ao colesterol, o que, consequentemente, impede a absorção deste e se reflete no controle dos níveis dessa substância.
Ademais, algumas fibras também produzem um componente chamado propionato, que, quando chega ao fígado, reduz a produção do colesterol, diminuindo ainda mais a presença deste na corrente sanguínea.
-
Prefira o leite desnatado
É a garantia do cálcio e do teor mineral sem o pacote de gordura como brinde. O leite desnatado também possui menos ácidos graxos saturados, os quais elevam o LDL.
-
Nozes e castanhas em substituição aos lanchinhos no meio da tarde
Sabe quando bate a fominha no meio da tarde? Pois então, nada de escolher as bolachas recheadas ou salgadinhos para saná-la, já que esses alimentos são ricos em gorduras maléficas. or outro lado, prefira as nozes e castanhas.
-
Troque o óleo pelo azeite de oliva
Gorduras boas + antioxidantes essenciais à redução do colesterol ruim + ácidos graxos monoinsaturados + compostos fenólicos que evitam que o colesterol passe pelo processo de oxidação. Tudo isso está no azeite de oliva, que, além de não aumentar os níveis de colesterol ruim, ainda ajuda a erguer as taxas do bom. Vale (muito) apostar.
-
Troque as carnes gordurosas por carnes magras
Tudo vai depender, ainda, do corte. Filé-mignon, alcatra e patinho são bons aliados para a queda do colesterol, enquanto cupim e picanha podem elevar consideravelmente as taxas desse elemento no sangue. Carnes brancas, como o peixe e o frango, também devem estar dentre as preferidas.
-
Consuma chás
Chá-mate e chá-verde, nesse sentido, são os preferidos. O 1º, pela alta concentração de glicídios e alcaloides, e o segundo, pela presença dos antioxidantes flavonoides.
Além do mais, a prática de exercícios físicos também pode contribuir para o objetivo em questão, uma vez que atua tanto na queima da gordura do corpo como no aumento do colesterol bom e na diminuição do ruim. Nesse caso, as atividades aeróbicas, tais como corridas, aulas de luta e caminhadas, são as preferidas.
Procure sempre o seu médico
Muitas vezes o controle do colesterol não pode ser efeito apenas com medidas comportamentais. É necessário avaliar a indicação de utilizar medicamentos eficazes em abaixar os níveis do LDL (colesterol nocivo). Siga a prescrição e orientação do seu médico.
Agora você já conhece alguns bons métodos para controlar o colesterol alto. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter. Ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em São Paulo!