Colesterol

Colesterol: 5 dicas para controlá-lo

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia, no Brasil, em cada 10 pessoas adultas, 1 sofre com colesterol alto. Se esse é o seu caso, você precisa ter muita atenção com sua saúde: pessoas com níveis altos de colesterol tem um maior risco de sofrer com doenças sérias e até fatais, como derrames e ataques cardíacos.

A boa notícia é que adotando alguns bons hábitos você consegue evitar problemas. Quer saber como? Continue a leitura!

1. Evite consumir gorduras saturadas

Quando o assunto é o colesterol alto, o tipo de gordura que ingerimos é muito importante. Por isso, procure adotar uma dieta que tenha gorduras poli-insaturadas e monoinsaturadas, como azeite, nozes e peixes.

Alimentos ricos em gordura saturada podem aumentar o colesterol. Aqui, os grandes vilões são as carnes gordas, como costela e bacon, assim como alimentos embutidos, a exemplo da mortadela e da salsicha.

2. Pare de fumar

Se você tem o hábito de fumar procure parar. Ao deixar esse vício de lado seus níveis de HDL, o colesterol bom, começam a melhorar. Além disso, outros benefícios de evitar o cigarro incluem menos riscos de doenças cardíacas, melhor função pulmonar e melhor circulação sanguínea, bem como uma pressão arterial mais equilibrada.

3. Comer fibras

Uma dieta rica em fibras também contribui positivamente para a redução do colesterol alto, pois alteram a maneira como ele é absorvido pelo organismo. Boa parte das fibras pode ser encontrada em alimentos como legumes, feijão, sementes, nozes, frutas e vegetais.

Dica: no caso das frutas e vegetais, quanto mais frescos melhor para sua saúde. Além disso, procure dar preferência para alimentos crus ou cozidos no vapor.

4. Fuja dos alimentos processados

Pessoas que ingerem constantemente alimentos processados têm muito mais dificuldades de controlar o colesterol alto. Além disso, uma dieta baseada nesse tipo de comida pode contribuir para o surgimento de uma série de outras doenças de saúde.

Trocas simples no seu dia a dia podem ajudar a diminuir seus níveis de triglicerídeos. Por exemplo, em vez de comer molhos cremosos e gordurosos, opte por um vinagrete. Ou, no lugar do pão branco, mude para o pão integral.

5. Sempre verifique seus números

Manter uma rotina de acompanhamento profissional vai ajudar você a controlar melhor seu colesterol, especialmente porque será possível tomar medidas preventivas e de gestão do problema quando ele ainda está no início.

Além disso, tente gerenciar seus hábitos com base nesses números: controlando a dieta, tomando a medicação conforme indicado pelo médico, tendo noites de sono melhores e adotando ações para diminuir o estresse.

O que fazer se as mudanças no estilo de vida não forem suficientes?

Claro, pode haver situações em que apenas mudanças na dieta e cuidados com o estilo de vida não resolvem a situação. Nesses casos, seu médico poderá recomendar uma rotina de cuidados mais intensa, bem como o uso de medicação específica.

Sobre os remédios, é fundamental tomá-los conforme a indicação do especialista.

Além disso, mesmo com o tratamento medicamentoso, tenha em mente que continuar com as mudanças positivas em seu estilo de vida pode ajudar a manter as doses mais baixas e até se livrar da necessidade deles com o tempo.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em São Paulo!

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp