Cirurgia bariátrica e diabetes

Cirurgia bariátrica e seu efeito sobre a diabetes

Você sabia que existe uma relação muito próxima entre a cirurgia bariátrica e diabetes? Para esclarecer, essa cirurgia tem como finalidade alterar o sistema digestivo do paciente de maneira a diminuir a quantidade de comida tolerada pelo estômago.

Também pode ser usada para mudar o caminho natural da digestão, reduzindo significativamente a quantidade de calorias consumidas, o que facilita a perda de peso.

Claro, por ser uma técnica cirúrgica, em boa parte dos casos, é um procedimento invasivo.

Por isso, é uma alternativa que passa a ser considerada apenas quando o paciente já tentou outras formas de tratamento para lidar com seu peso e não conseguiu algum resultado significativo. Ou quando o excesso de peso coloca a vida da pessoa em risco.

A seguir, vamos explicar melhor qual a ligação entre a cirurgia bariátrica e diabetes. Continue a leitura e saiba mais!

Cirurgia bariátrica e seus efeitos no diabetes

Um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento do diabetes é a estar acima do peso. Algumas estimativas apontam que pessoas com problemas relacionados ao peso podem ter dez vezes mais chances de desenvolver um quadro de diabetes.

Quando consumimos muitos alimentos ricos em carboidratos e gorduras os níveis de ácidos graxos no sangue aumentam, assim como ocorre o acúmulo de lipídios (gordura) nos músculos e no fígado. Tudo isso potencializa a resistência à insulina e deixa o organismo mais vulnerável a inflamações. Com o tempo, o pâncreas pode deixar de produzir insulina o suficiente para necessidades físicas.

É nesse cenário que a cirurgia bariátrica começa a ser considerada. Há várias técnicas, mas a maior parte dos procedimentos é feita de forma minimamente invasiva, por meio da laparoscopia, uma técnica cirúrgica que se utiliza de pequenas incisões e instrumentos especiais.

Após passar pelo procedimento o paciente consegue perder mais peso do que usando métodos tradicionais. Em alguns casos, a redução pode chegar a 25% do peso corporal total.

Além disso, mais de 80% das pessoas com diabetes tipo 2 conseguem controlar melhor os níveis de glicose e passam a necessitar menos de medicamentos antidiabéticos. Alguns números mostram que 70% dos indivíduos que foram submetidos a uma cirurgia bariátrica conseguem controlar a glicemia sem precisar de medicamentos.

Uma consideração importante de ser feita aqui é que em se tratando de cirurgia bariátrica e diabetes, cada procedimento cirúrgico apresenta efeitos diferentes sobre essa condição, sendo que algumas técnicas são melhores que outras.

Quem pode fazer a cirurgia?

Como apontamos no início desse artigo, a cirurgia bariátrica é recomendada para casos específicos de pessoas que estão acima do peso. Além disso, cada caso é avaliado de maneira isolada pelo especialista, afinal, é preciso saber se o paciente pode ou não passar pelo procedimento.

Geralmente, essa opção é recomendada para pessoas entre 16 e 65 anos. Além dos requisitos que precisam ser atendidos, existem algumas situações em que a cirurgia para perder peso não é indicada, a exemplo dos pacientes com transtornos psiquiátricos, problemas cardíacos, assim como doenças pulmonares graves.

Por fim, converse com seu médico sobre todas as possibilidades envolvendo a cirurgia bariátrica e diabetes para que nenhuma dúvida permaneça caso você possa realizar o procedimento.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em São Paulo!

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp