Quando se trata do corpo humano, somos muito diferentes um do outro. Cada um de nós tem uma composição genética única, estilo de vida próprio e vivemos em ambientes diferentes. Então, se somos tão diversos, porque devemos adotar as mesmas diretrizes nutricionais?
Foi com base nessa questão que surgiu a nutrição funcional, que adota uma linha holística focando na saúde do indivíduo em sua totalidade.
Mas você sabe como a nutrição funcional pode ajudar você? É sobre isso que vamos falar nos próximos tópicos. Acompanhe!
Primeiro, o que é medicina funcional?
Para compreender os princípios básicos da nutrição funcional, é necessário entender que essa abordagem faz parte da medicina funcional.
De forma direta, a medicina funcional objetiva tratar problemas de saúde e prevenir doenças, trabalhando a causa raiz da situação. Ou seja, em vez de você receber um diagnóstico e a partir dele tratar seus sintomas, os médicos que aplicam a medicina funcional procuram encontrar o motivo que levou ao diagnóstico em questão.
Para isso, esses especialistas analisam profundamente todos os aspectos dos sistemas de seu corpo e avaliam com tudo está se comunicando, além de considerar aspectos do ambiente e comportamentais.
O que a nutrição funcional?
Como vimos a medicina funcional procura ajudar a pessoa considerando as suas particularidades e não somente os sintomas apresentados.
A nutrição funcional parte dessa mesma ideia, pois, para promover a saúde e o bem-estar de uma pessoa essa abordagem observa vários fatores, como o tipo de dieta, o quanto a pessoa se movimenta, como ela vive ou onde ela mora. Também envolve outros aspectos como condições preexistentes e um possível quadro de estresse.
A principal diferença da nutrição funcional para a nutrição comum ou padrão, é que essa última apenas aponta uma série de diretrizes no campo nutricional que devem, em tese, funcionar para todas as pessoas. Ou seja, não considera que cada indivíduo é diferente do outro, e que aquilo que é bom para alguém pode não ser bom para o outro.
Nesse sentido, é interessante observar que a nutrição funcional parte da ideia de que todo alimento é um medicamento de origem natural. Por isso, é possível trabalhar na composição alimentar para promover a cura e o equilíbrio do corpo.
Quais as vantagens da nutrição funcional?
Alguns dos principais benefícios da nutrição funcional são:
- dieta alimentar que considera as particularidades individuais;
- obtenção dos nutrientes essenciais para o funcionamento saudável do corpo;
- prioriza a saúde intestinal, o que é importante, pois 80% de nosso sistema imunológico depende dessa parte do corpo. Com isso, é possível diminuir os riscos de desequilíbrios hormonais, doenças autoimunes, infecções e inflamações.
- considera a pessoa em sua integralidade, ou seja, além da parte alimentar, pode incluir hábitos diários, rotina de sono, meio ambiente e níveis de estresse, visto que esses fatores também influenciam na saúde e no bem-estar geral.
Como você pode ver, a nutrição funcional se fundamenta na personalização, se concentrando na conjuntura de vida do indivíduo e não somente em sua doença. Essa abordagem tem ganhado cada vez mais adeptos, especialmente devido aos amplos e significativos benefícios que ela oferece para a saúde e para a qualidade de vida.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Então, leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em São Paulo!