É comum que pessoas com hipertireoidismo percam peso. Aliás, uma característica recorrente é que essa perda aconteça mesmo com o aumento do apetite. Todavia, após tratar o hipertireoidismo pode ser que ocorra uma situação de ganho de peso.
Para alguns pacientes ter uns quilos a mais pode até ser bem-vindo. No entanto, pode acontecer de o potencial ganho ultrapassar os limites saudáveis afetando a saúde da pessoa.
Quer entender melhor esse assunto? Então, continue a leitura!
Se houver ganho de peso, devo parar o tratamento?
Se você está ganhando peso em decorrência do tratamento para hipertireoidismo parar não é a solução. É preciso ter em mente que o hipertireoidismo não é uma doença que não causa danos, isto é, benigna. Ao interromper o tratamento outros problemas de saúde podem surgir envolvendo:
- a saúde do coração;
- a saúde ocular;
- os ossos;
- infertilidade.
Por que ocorre o ganho de peso com o tratamento de hipertireoidismo?
A medicina ainda não sabe com certeza o que a causa o ganho de peso. Aliás, há até mesmo dúvidas sobre se a situação tem relação com o progresso da doença ou com o seu tratamento.
Por outro lado, já se sabe que o hipertireoidismo provoca o estímulo do centro do apetite localizado no hipotálamo em nosso cérebro. Por isso, a pessoa com essa condição pode ingerir alimentos de forma excessiva.
Outro ponto interessante é que as pessoas que sofrem ou sofreram com hipertireoidismo se habituaram a comer o que gostam, incluindo alimentos que ajudam no ganho de peso. Com o tratamento, é possível que continuem a comer como antes, o que leva ao relativo aumento, visto que a taxa metabólica foi normalizada e não está tão rápida como antes.
Também há casos em que o hipertireoidismo apenas escondeu um estilo de vida do paciente. Por exemplo, mesmo ingerindo muitas calorias e tendo uma rotina pouco ativa, o indivíduo não aumentava o peso corporal, logo, acreditava estar bem. Com o tratamento e o consequente ganho de peso, torna-se evidente que os hábitos não eram adequados.
Como lidar com o ganho de peso?
Se você está ganhando peso após o tratamento de hipertireoidismo existem alguns comportamentos que pode adotar para gerenciar a situação para evitar problemas. Veja algumas dicas:
Cuidado com o sal: O consumo exagerado dessa substância causa retenção de líquidos e contribui para a elevação da pressão arterial, o que não é nada bom para quem está ganhando mais peso que o ideal. Além disso, há todos os problemas adicionais como AVC.
Pratique exercícios físicos: sem dúvidas, se manter em movimento é a melhor maneira de lidar com quilos extras. Uma caminhada no parque, percorrer um trajeto de bike, correr ou nadar, a atividade escolhida não importa muito, desde que haja frequência da prática.
Cuide da alimentação: se devido ao hipertireoidismo você nunca se preocupou com a comida que estava ingerindo, é melhor repensar esse ponto. Procure comer mais frutas, verduras e diminuir o consumo de alimentos processados. Se precisar de ajuda, converse com um especialista em nutrição.
Durma bem: uma boa noite de sono também é fundamental para ter um corpo saudável. Lembre-se que é nesse período que acontece a neutralização dos radicais livres, renovação das células e fortalecimento da imunidade.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em São Paulo!