Tumor neuroendócrino

Tumor neuroendócrino: o que é?

Você sabe o que é um tumor neuroendócrino? De forma direta, ele consiste em uma forma cancerígena que começa a partir das células neuroendócrinas. Esse grupo especial de células reúne características tanto de células nervosas quanto endócrinas produtoras de hormônios. Apesar de estarem situadas no sistema nervoso, é possível observá-las em outros sistemas e órgãos do corpo.

Quer entender mais sobre o tumor neuroendócrino e seus principais sintomas? Então, continue a leitura!

Tipos de tumor neuroendócrino

Inicialmente, é interessante observar que os tumores neuroendócrinos são considerados raros. Por outro lado, podem surgir em qualquer região do corpo.  Contudo, a ocorrência desses tumores em algumas regiões é mais frequente. Nesse sentido, entre elas estão o pâncreas, reto, intestino delgado, apêndice e pulmão.

Em suma, existem vários tumores neuroendócrinos. Conforme o caso, o desenvolvimento pode ser rápido ou lento. Além disso, há tumores que não liberam hormônios ou a quantidade liberada é muito pouca para causar algum sintoma. Mas também há tumores neuroendócrinos que geram hormônios em excesso.

A classificação de grande parte desses tumores é feita em duas categorias principais:

1 – Tumor neuroendócrino pancreático: também conhecido como tumor de células das ilhotas, normalmente, surge no pâncreas. No entanto, pode ocorrer fora do órgão.

2 — Tumor carcinoide: esse é um tumor que tende a surgir com mais frequência nos pulmões, trato digestivo, timo e apêndice. Todavia, as gônadas, ossos, cérebro, nódulos linfáticos e pele são algumas outras regiões onde o tumor carcinoide pode surgir.

Características do tumor neuroendócrino

Sintomas

Dessa forma, como apontamos acima, nem sempre o tumor neuroendócrino provoca algum sinal ou sintomas no início. Aliás, a manifestação de sintomas também tem relação com o local onde o tumor surgiu.

Geralmente, os sintomas e sinais da doença podem envolver:

  • dores causadas pelo crescimento do tumor;
  • perda de peso;
  • sensação anormal de fadiga;
  • caroço sob a pele e que cresce com o tempo.

Quando o tumor causa a produção excessiva de hormônios alguns dos sintomas incluem:

  • aumento da sede;
  • vontade de fazer xixi com mais frequência;
  • rubor na pele;
  • erupção da pele;
  • tremores.

Além disso, é importante destacar alguns fatores de risco para a doença. Por exemplo, quem tem alguma síndrome genética tem o risco aumentando. Alguns exemplos são:

  • doença de Hippel-Lindau;
  • neoplasia endócrina múltipla, tipo 1 e tipo 2;
  • neurofibromatose;
  • esclerose tuberosa.

Tanto o diagnóstico quanto o tratamento do tumor neuroendócrino dependem do nível de agressividade, se produz hormônios em excesso, onde está localizado ou se já se espalhou para outras regiões do corpo.

Causas

A ciência médica ainda não conseguiu determinar qual a causa exata do tumor neuroendócrino.  Contudo, sabe-se que essa categoria de tumor surge nas células neuroendócrinas quando elas desenvolvem mutações em seu DNA.

Vale ressaltar que é o DNA dentro de uma célula é que define o que ela precisa fazer no organismo. Quando existe algum tipo de alteração ocorre uma multiplicação anormal das células dando origem ao tumor.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em São Paulo!

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp