doenças adrenais

Conheça 4 doenças adrenais

As glândulas suprarrenais ou glândulas adrenais são uma importante parte do sistema endócrino do corpo humano. Elas estão localizadas na parte superior de cada rim. Essas glândulas têm cerca de 5 centímetros de diâmetro e são compostas por duas partes: a central, chamada de medula e a externa, denominada de córtex.

Há várias condições de saúde que surgem em decorrência de problemas envolvendo as glândulas adrenais. Nos próximos tópicos, você vai conhecer alguns deles. Confira!

1. Doença de Addison

Considerado um distúrbio raro, essa doença surge quando as glândulas suprarrenais não conseguem produzir em quantidade adequada o cortisol. Trata-se de uma doença autoimune. No caso dessa condição, a reação é o resultado de danos ocasionados às glândulas adrenais. Em casos mais complexos, elas podem até deixar de funcionar.

2. Doença de Cushing

Essa é mais uma condição relacionada com doenças adrenais. A doença de Cushing surge a partir de uma exposição prolongada a altos níveis de determinados produtos químicos denominados de glicocorticoides adrenais.

As glândulas suprarrenais devem produzir uma quantidade adequada de cortisol (que está entre os glicocorticoides) que ajuda o organismo a reagir de forma eficiente ao estresse. Porém, quando há uma quantidade maior de cortisol no corpo é que surgem os sintomas da doença de Cushing.

Alguns dos sinais mais recorrentes dessa condição é a facilidade de hematomas se formarem pelo corpo, emagrecimento da pele, e ganho de peso, sendo que a distribuição de gordura ocorre principalmente na região abdominal

3. Feocromocitoma

Os feocromocitomas são tumores que se desenvolvem na porção interna da glândula adrenal. Uma das principais consequências é a superprodução de catecolaminas (hormônios relacionados com a pressão arterial).

O excesso desse hormônio leva a um quadro de pressão alta na maior parte dos registros. O feocromocitoma é uma condição rara, mas caso não seja tratada adequadamente o indivíduo pode sofrer consequências graves para a saúde, como acidente vascular cerebral e ataque cardíaco.

Outra consideração interessante de se fazer sobre o feocromocitoma é que os registros médicos indicam que, geralmente, envolve um tumor benigno único, sendo frequente em pacientes cujo histórico familiar tenha relatos de problemas endócrinos. No entanto, existem casos em que as causas podem ser hereditárias.

4. Incidentaloma adrenal

O incidentaloma adrenal é constituído por pequenos tumores ou massas localizados na glândula adrenal. O termo “incidentaloma” se deve pelo fato de o problema ser encontrado de maneira incidental ou quando o paciente estava passando por uma avaliação devido a outro motivo, como uma lesão ou dor abdominal.

A título de curiosidade, o incidentaloma adrenal é encontrado em cerca de 5% dos pacientes que por algum motivo tiveram que fazer uma ressonância magnética, ultrassom ou tomografia computadorizada do tórax e abdômen.

Causas das doenças adrenais

As doenças adrenais podem surgir a partir de um único evento ou a pela associação de diversos fatores. Por exemplo, tumores, hemorragias, doenças infecciosas, doenças autoimunes e até alterações genéticas.

Existem tratamentos e formas de gerenciar de maneira eficiente a extensa maioria das doenças adrenais. Mas para o sucesso de qualquer tratamento é preciso que o paciente se disponha a seguir todas as orientações dadas pelo médico especialista.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em São Paulo!

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp