Ter uma alimentação saudável, consumir alimentos orgânicos, comer um tipo de carboidrato por refeição, evitar qualquer tipo de gordura, variar o cardápio… São tantas recomendações para se ter uma boa alimentação, que, às vezes, é difícil saber o que realmente faz bem ou faz mal.
Por isso, separei alguns mitos e verdades da alimentação saudável para ajudá-los no dia a dia. Vamos conferir?
Fatos sobre alimentação saudável
É imprescindível comer de três em três horas.
Mito. O nosso organismo não é um relógio. O importante é fazer lanches entre as refeições principais, não comer sem fome e pensar na qualidade da alimentação como um todo.
Comer carboidrato à noite engorda.
Mito. Tudo depende do metabolismo da pessoa. Como dito anteriormente, o importante é não ficar com fome, principalmente à noite. A fome pode prejudicar não só o seu organismo como também o seu sono, que pode ficar mais agitado devido à fome. Carboidrato não é o vilão. Excesso de carboidrato, sim.
Alimentos orgânicos são mais saudáveis.
Mito. Os alimentos orgânicos são menos expostos a agrotóxicos, o que não quer dizer que possuem mais nutrientes que os não-orgânicos.
Nem toda gordura faz mal para o corpo.
Verdade. Alguns tipos de gordura são importantes para uma alimentação saudável, como amêndoas e abacates. Além disso, as gorduras contidas em alguns alimentos naturais reduzem os riscos de doenças do coração e infarto. A dica é saber qual a gordura deve ser cortada da dieta.
Ovo é o segundo alimento mais completo que existe.
Verdade. O ovo é o segundo alimento mais completo que existe, perdendo apenas para o leite materno. Apesar de realmente possuir alto teor de colesterol, menos da metade dele é absorvido no organismo. Além disso, o ovo contém uma substância chamada lecitina que impede a absorção do colesterol ruim (LDL) e levemente aumenta o bom (HDL).
Ele é rico em vitaminas, nutrientes, antioxidantes (luteína e zeaxantina) e proteínas de alto valor biológico, promovendo saciedade, o que faz diminuir a fome.
Glúten engorda.
Mito. Não é o glúten em si que engorda, mas o alto consumo de produtos que o contêm.
A granola nem sempre é um aliado da dieta.
Verdade. Apesar de conter aveia, frutas secas e amêndoas, ela possui grandes quantidades de açúcar. Na maioria das vezes, é mais indicado consumir os ingredientes separadamente.
Barra de cereal não é um lanche saudável.
Verdade. Embora as amêndoas e frutas secas façam parte de uma alimentação saudável, as barrinhas de cereal possuem corantes artificiais e outros ingredientes não saudáveis. O melhor é consumir as amêndoas e frutas secas sem incrementos.
Café faz mal.
Mito. O café contém grandes quantidades de antioxidantes, previne o desenvolvimento de diabetes do tipo 2, além de doenças degenerativas, como Parkinson e Alzheimer. O que faz mal é consumir a bebida em excesso.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em São Paulo!