tireoide de Hashimoto

Tireoide de Hashimoto: quem tem mais chance de desenvolver

A tireoide de Hashimoto é uma doença categorizada como autoimune. Isso quer dizer que o sistema imunológico da pessoa é quem está atacando suas próprias células e órgãos.

Em uma situação normal, o sistema imunológico de um indivíduo garante proteção ao seu corpo contra infecções causadas por vírus, bactérias e outras substâncias nocivas.

No caso específico da condição, os anticorpos produzidos pelo corpo atacam e danificam o tecido da tireoide. A consequência direta disso é que a glândula fica inflamada, prejudicando a sua capacidade de produzir o hormônio tireoidiano. Com isso, a pessoa desenvolve um quadro de hipotireoidismo.

Quem tem mais chances de ter a tireoidite de Hashimoto?

A tireoide de Hashimoto tende a ser mais comum nas mulheres, sendo que elas correm entre 4 e 10 vezes mais riscos que os homens. Além disso, pode surgir em mulheres jovens e até em adolescentes, no entanto, é mais frequente que apareça entre os 30 e 50 anos.

Uma observação importante é que a pessoa tem mais chances de apresentar um quadro de tireoidite de Hashimoto quando outros membros de sua família também já tiveram a doença.

Além disso, é mais provável desenvolvê-la quando se sofre de outros distúrbios autoimunes. Nesse sentido, alguns que merecem atenção são:

  • lúpus: doença crônica ou de longo prazo que pode prejudicar muitas partes do corpo;
  • doença celíaca: doença digestiva que afeta o intestino delgado;
  • diabetes tipo 1: doença decorrente dos níveis altos de glicose no sangue;
  • artrite reumatoide: distúrbio que prejudica as articulações do indivíduo;
  • síndrome de Sjögren: doença que provoca olhos e boca secos.

Quais as possíveis complicações causadas pela tireoidite de Hashimoto?

Parte das pessoas que desenvolve essa doença em algum momento da vida também apresentam hipotireoidismo. Assim, quando associadas, elas podem acarretar outros problemas de saúde como:

  • mixedema (doença considerada rara que leva a diminuição das funções do corpo a ponto de colocar em risco a vida da pessoa);
  • pressão alta;
  • insuficiência cardíaca;
  • doença cardíaca;
  • colesterol alto.

O hipotireoidismo também pode causar problemas na gravidez.

Sintomas da tireoidite de Hashimoto

Muitos indivíduos passam anos de suas vidas sem desconfiar que têm a condição, uma vez que não apresentam sintomas. Por outro lado, quando existe algum sinal, os sintomas podem estar associados ao hipotireoidismo e/ou bócio.

No caso do bócio, os sintomas incluem o inchaço da tireoide. Sendo assim, devido ao avanço do problema, a pessoa pode sentir uma pressão na parte inferior do pescoço. Em algumas situações, pode haver dificuldade para respirar e engolir.

Por outro lado, os sintomas do hipotireoidismo envolve a queda de cabelo, pele seca, ganho de peso, fadiga, sensação de frio e rigidez nas articulações. Ademais, em algumas pessoas, esse problema ainda pode influenciar na depressão.

Portanto, se você notar sintomas que possam sugerir a tireoidite de Hashimoto, marque uma consulta com um especialista para começar o tratamento o mais rápido possível. Embora essa doença não tenha cura, é possível gerenciá-la de forma muito eficiente com medicamentos.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Então, leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em São Paulo!

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp