tipos de colesterol

LDL e HDL: qual a diferença entre os tipos de colesterol?

Embora seja mais famoso pelos malefícios que provoca no organismo, o colesterol também pode ser muito benéfico, sendo um elemento essencial para o corpo. A explicação para isso está nos dois tipos de colesterol que existem: LDL e HDL.

Você sabe a diferença entre eles? Conhece as propriedades de cada um? Então, continue a leitura do texto. Neste post, você vai conhecer as informações mais relevantes sobre o assunto.

O que é o colesterol?

Trata-se de uma gordura encontrada e produzida naturalmente no corpo humano. Entre as importantes funções que desempenha no organismo estão a produção de hormônios e de sais biliares.

Ainda, o colesterol é essencial para o corpo, pois faz parte da membrana celular. Nesse sentido, é necessário para a fabricação da vitamina D e de outras substâncias fundamentais para o bom funcionamento do organismo.

No entanto, apesar de ser classificado de duas formas distintas, o colesterol é um só. O que muda são as chamadas lipoproteínas, composto químico presente nas membranas celulares formadas por um lipídeo e uma proteína.

Ademais, o papel dessas lipoproteínas é transportar o colesterol pela corrente sanguínea até os tecidos. Outrossim, o fígado produz as lipoproteínas de duas formas distintas: HDL e LDL.

Qual a diferença entre os tipos de colesterol?

Ambos os tipos de colesterol precisam ser encontrados no sangue para que o organismo funcione corretamente. Porém, se a quantidade de HDL estiver baixa e a LDL estiver alta, há um risco maior no desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Dessa forma, entende-se o LDL como o colesterol ruim e o HDL como o colesterol bom. O equilíbrio na presença dessas substâncias é fundamental. Por isso, recomenda-se a avaliação periódica dos seus níveis no sangue. A seguir, entenda mais sobre as diferenças entre esses tipos.

Colesterol HDL

A sigla HDL significa High Density Lipoprotein, ou, em tradução literal, Lipoproteína de Alta Densidade. Esse composto transporta o colesterol, removendo as moléculas em excesso no sangue e nos tecidos, direcionando-as para o fígado, onde serão processadas e eliminadas pelo intestino.

Por isso, o HDL é o colesterol bom, pois, impede-se o acúmulo de gorduras nos vasos sanguíneos. Além disso, ele previne a ocorrência de doenças cardiovasculares, como, por exemplo, a aterosclerose e o infarto.

Por fim, para que desempenhe seu papel corretamente, o nível de colesterol HDL no sangue precisa estar acima de 40 mg/dL, sendo este o seu valor de referência. Quando é necessário melhorar sua taxa, recomenda-se o consumo de abacate, castanha, amendoim, salmão e sardinha.

Colesterol LDL

O colesterol LDL, ou Low Density Lipoprotein (Lipoproteína de Baixa Densidade), tem por função transportar o colesterol do fígado e do intestino para as células e tecidos. Ou seja, faz o caminho inverso do tipo HDL.

Ainda, esse trajeto reverso tem por objetivo fornecer colesterol para a fabricação da membrana celular, vitamina D, hormônios esteroides e ácidos biliares. O problema está no excesso de LDL no sangue.

Isso porque pode se acumular no interior das artérias e provocar a formação de placas endurecidas de gordura, que podem obstruir a passagem de sangue e causar a aterosclerose. Com a doença instalada, o indivíduo pode sofrer um AVC ou um infarto.

Ademais, para que seja considerado bom, o nível de LDL precisa estar abaixo de 130 mg/DL. Para os fumantes, pessoas acima do peso, com diabetes ou arritmia, o valor de referência é de, no máximo, 100 mg/DL.

Enfim, com a leitura deste post, é possível entender mais sobre os tipos de colesterol. Então, faça exames regulares para acompanhar os níveis dessa substância no sangue.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em São Paulo!

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp