doenças da tireoide

Saiba como as doenças da tireoide podem afetar seus níveis de colesterol

A relação entre doenças da tireoide e o colesterol é motivo de estudo intenso na medicina. Atualmente, essa ligação já está bem definida a ponto de os médicos entenderem que, se a pessoa recebeu um diagnóstico de problemas envolvendo os lipídios, ela deve passar por uma verificação da tireoide.

A razão disso é bem simples: muitas vezes, um tratamento direcionado para uma doença da tireoide pode ser essencial para o controle efetivo dos níveis de colesterol.

Sobre a tireoide, é sempre importante destacar que essa glândula localizada no pescoço desempenha funções importantes em nosso organismo. Por exemplo, os hormônios produzidos por ela atuam no desenvolvimento cerebral infantil, na regulação da temperatura corporal, metabolismo e até do humor. Isso sem considerar sua atuação em órgãos fundamentais, como músculos, cérebro e o coração.

Quer entender melhor esse assunto? Continue a leitura e saiba mais!

Colesterol e doenças da tireoide: compreendendo essa ligação

Para compreender melhor esse tema, precisamos avaliar duas linhas: a tireoide subativa e a hiperativa. Veja:

Tireoide subativa

Alguns hormônios tireoidianos, principalmente o T3, têm como função ajudar o fígado no processamento e remoção do colesterol extra do corpo. Se não há uma produção adequada desses hormônios, o fígado não consegue desempenhar seu papel. Como consequência, devido a tireoide subativa, o corpo remove uma quantidade bem menor do colesterol ruim.

É por isso que, quando verificada essa relação, o tratamento para problemas na tireoide pode resultar em mais equilíbrio para os níveis de colesterol.

Tireoide hiperativa

Por outro lado, quando um quadro de tireoide hiperativa é a condição diagnosticada, o que temos é o oposto do apresentado acima. Ou seja, níveis baixos de colesterol no sangue. Porém, aqui cabe uma observação importante: ainda não existem estudos científicos bem detalhados e conclusivos sobre os impactos negativos do colesterol baixo para a saúde do organismo.

Prevenindo problemas de colesterol e doenças da tireoide

Um dos aspectos mais interessantes nesse assunto é a possibilidade de prevenir problemas nas duas frentes. Isto é, tanto na tireoide quanto com o colesterol.

Aliás, algumas mudanças simples de rotina e de hábitos já trazem impactos positivos para o controle do colesterol e diminuição dos sintomas relacionados a doenças da tireoide. Acompanhe algumas dicas logo abaixo:

·         trabalhar na perda de peso: quem tem doenças da tireoide pode sofrer para perder peso. Entretanto, até as reduções mais pequenas podem contribuir para diminuir os níveis de LDL. Além disso, cuidar para ter uma alimentação equilibrada, especialmente com uma dieta anti-inflamatória, contribui na redução das inflamações que sejam ligadas a doença autoimune da tireoide.

·         parar de fumar: o hábito de fumar causa danos à glândula da tireoide e, claro, isso faz com que a pessoa corra mais riscos de ter complicações decorrentes de doenças da tireoide. Além disso, há o aumento do risco de o indivíduo desenvolver aterosclerose, outra condição relacionada ao colesterol alto.

·         Exercícios: praticar exercícios de forma regular também é um hábito excelente nos dois sentidos. Por exemplo, ajuda a manter o peso sob controle, assim como os níveis de HDL. Além disso, quem tem hipotireoidismo obtêm melhores níveis de energia, e quem sofre de hipertireoidismo, tem mais um recurso para manter a densidade dos ossos.

Por fim, lembre-se sempre de manter sua rotina de visitas ao médico. Dessa forma, qualquer alteração em seus níveis de colesterol ou na glândula da tireoide poderão ser tratadas logo no início.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em São Paulo!

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp