perda de peso

Perda de peso involuntária: o que pode ser?

Se você notou uma perda de peso sem praticar exercícios físicos ou fazer dieta é melhor ter cuidado, pois isso pode indicar que algo não está bem com a sua saúde e as causas devem ser investigadas por um especialista.

A preocupação com a perda de peso involuntária envolve mais as pessoas que perdem entre 4 e 5 kg. Ou quando perdem cerca de 5% do peso corporal sendo de baixa estatura. Por trás do problema pode haver distúrbios de origem mental, físico ou emocional.

Além disso, a perda de peso pode vir acompanhada de outros sintomas, como suores noturnos, dores e febre. A seguir, vamos falar sobre algumas condições que podem dar origem a essa situação. Continue a leitura e aprenda mais sobre esse assunto!

Causas da perda de peso involuntária:

Tireoide

Quem sofre com hipertireoidismo, uma condição que surge quando a glândula tireoide começa a produzir hormônios em excesso, pode experimentar diversas alterações no corpo, incluindo a perda de peso.

Como a tireoide está hiperativa, o seu organismo queimará calorias com maior rapidez, mesmo se você se alimentar bem. Como resultado, pode haver uma perda de peso não intencional.

Artrite reumatoide

A artrite reumatoide é uma condição autoimune que leva o sistema imunológico a atacar o revestimento das articulações, ocasionando um quadro inflamatório. Uma vez que a inflamação se torna crônica, ela pode fazer com que o metabolismo funcione mais rápido provocando a redução de peso.

Diabetes

Outra condição que faz a pessoa perder peso sem querer é o diabetes tipo 1. Se você tem essa doença, seu sistema imunológico faz ataques as células do pâncreas responsáveis pela produção de insulina. Com seu organismo fica sem níveis adequados de insulina, o corpo não consegue utilizar a glicose para obter energia. Esse quadro faz com o sangue tenha um alto nível de glicose.

Então, os rins acabam eliminando a glicose não usada por meio da urina. Sendo assim, à medida que o açúcar sai do corpo, as calorias também vão embora.

Endocardite

A endocardite é uma doença relacionada à inflamação do revestimento interno do coração. A maioria dos indivíduos que sofre com essa condição também apresentam episódios de febre. Isso pode estar acompanhado da falta de apetite. Além disso, como o corpo está com uma temperatura elevada, o metabolismo pode ficar mais rápido, queimando mais gordura. Esses fatores podem ocasionar a perda de peso.

Depressão e perda de peso

Como apontamos o problema tem relação com distúrbios mentais e emocionais. Nesse sentido, pode surgir como um efeito colateral da depressão.

E essa condição mental não afeta apenas o emocional e os sentimentos de uma pessoa: as partes do cérebro que são afetadas pela depressão são as mesmas responsáveis por controlar o apetite. Por isso, essa doença pode causar a perda de apetite que, com o tempo, provocará a redução de peso.

Por fim, vale destacar que há muitas outras condições que podem levar a uma perda de peso involuntária. Sendo assim, marque uma consulta o quanto antes com um endocrinologista para uma avaliação completa, uma vez que boa parte dos problemas nesse sentido estão relacionados com questões metabólicas.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Então, leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em São Paulo!

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp