anabolizantes

Os perigos do uso incorreto de anabolizantes

Você conhece os riscos envolvidos no uso indevido de anabolizantes? Em nossa sociedade, cada vez mais as pessoas estão em busca de um corpo esteticamente perfeito.

Apresentar músculos bem definidos é um dos elementos importantes neste leque de características que uma pessoa deve ter para alcançar o corpo ideal, seja homem ou mulher.

A prática de exercícios físicos é, como todos sabem, a melhor maneira de conquistar os tão sonhado corpo sarado. Nesse processo, a alimentação saudável é uma importante aliada.

Mas muita gente, em busca de resultados rápidos ou além dos que podem ser conquistados em uma academia de ginástica, acaba optando por utilizar alguns suplementos e substâncias sem prescrição médica, chamadas anabolizantes.

Para que servem os anabolizantes

Vale lembrar em que circunstâncias estes produtos são indicados pelos profissionais da medicina. Os chamados anabolizantes são substâncias sintéticas utilizadas para substituir a testosterona, um hormônio masculino produzido nos testículos.

São grandes aliadas no desenvolvimento de características sexuais atribuídas à masculinidade (barba, pelos e voz grossa, entre outras) e por isso são recomendadas para pacientes que não produzem o nível de testosterona suficiente.

Tais produtos causam também o crescimento dos músculos. Por isso, acabam sendo utilizados de forma errônea (sem recomendação médica) por atletas profissionais e amadores ou por pessoas que querem ter o corpo mais definido. Estes produtos podem ser injetados ou ingeridos por cápsulas e comprimidos.

Consequências do uso incorreto desses produtos

Mesmo que a compra desta substância possa ser efetuada apenas com receita médica, existe um mercado paralelo. Muitas pessoas tomam estes produtos seguindo indicações de amigos ou familiares, algo bastante perigoso, como alertam especialistas da saúde.

Quando utilizados de forma errada, os riscos de aparecimento de diversas doenças são altos, mesmo em quantidades pequenas ou em períodos curtos de aplicação. Abaixo, os principais problemas que podem ocorrer:

  • Diminuição drástica do colesterol bom, o HDL, que oferece uma proteção natural contra infarto. Pesquisas comprovam que quem toma anabolizantes abaixa o nível de HDL para até 20 mg%, metade do normal;
  • Desenvolvimento de quadros de hipertensão;
  • Aumento do colesterol ruim, o LDL, que também pode causar infarto;
  • Níveis de triglicerídeos acima do normal de (150mg%); causando, com o tempo, obesidade e diabetes tipo 2;
  • Aumento da frequência cardíaca, mesmo em repouso e episódios de taquicardia;
  • Maior risco de desenvolvimento de tumores em diferentes partes do corpo, incluindo os testículos e ovários.

Diante das consequências do uso incorreto de anabolizantes, é sempre bom lembrar que é possível conquistar um corpo bonito, sem deixar de lado os cuidados com a saúde e bem-estar. Procure um especialista para te ajudar nesse processo.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em São Paulo!

Comentários
Dra. Adriana Pessoa

Posted by Dra. Adriana Pessoa