hipotireoidismo

Hipotireoidismo: O que é?

Com uma função importante para o organismo, a tireoide é uma pequena glândula localizada no pescoço, que produz hormônios responsáveis por controlar o metabolismo e o funcionamento de diversos órgãos. Dessa forma, algumas doenças endócrinas podem afetar as funções da tireoide e comprometer o organismo causando sintomas desagradáveis. Dentre os distúrbios mais comuns está o hipotireoidismo. Entender melhor os problemas que podem interferir na qualidade de vida é fundamental para preservar a saúde. Pensando nisso, confira neste post o que é o hipotireoidismo e informações relevantes sobre o assunto!

O que é o hipotireoidismo? 

O hipotireoidismo é um distúrbio que acomete a tireoide causando a queda na produção dos hormônios produzidos pela glândula, que são a tiroxina T4 e a triiodotironina T3. A insuficiência desses hormônios comprometem as funções orgânicas do indivíduo. Com a carência na produção dos hormônios o metabolismo fica lento, reduzindo diversas funções do corpo. Apesar de ser mais comum nas mulheres, o hipotireoidismo pode acontecer independente do gênero e da idade.

Quais são os sintomas? 

Quando a tireoide reduz a produção dos hormônios, os sintomas do hipotireoidismo surgem de forma gradativa. No princípio podem ser inespecíficos e ser confundidos com outros tipos de patologia. Com o passar do tempo, os sintomas do hipotireoidismo são mais acentuados, aparentes e vão além da típica sensação de desanimo e cansaço. Conhecer os sintomas é importante para buscar o diagnóstico em tempo hábil e facilitar o tratamento. Os principais sintomas do hipotireoidismo são:
  • alterações no ciclo menstrual;
  • constipação;
  • depressão;
  • fadiga e sonolência;
  • falta de iniciativa ou disposição;
  • falta de memória ou dificuldade de se concentrar;
  • fraqueza, dor no corpo, sensibilidade ou rigidez muscular;
  • ganho repentino de peso;
  • inchaço no rosto;
  • infertilidade;
  • queda de cabelo;
  • unhas quebradiças;
  • ressecamento da pele;
  • sensibilidade ao frio.

Quais são as causas do hipotireoidismo? 

Uma das principais causas do hipotireoidismo é a inflamação denominada de tireoidite de Hashimoto, que causa uma disfunção autoimune que reduz a atividade da tireoide e a produção dos hormônios T3 e T4. A falta de iodo no organismo também pode ser um causador do hipotireoidismo. Os períodos pós-gravidez exigem atenção especial, pois os riscos de desenvolver a doença são maiores. Nas crianças pode acontecer o hipotireoidismo congênito, quando já nascem com a produção dos hormônios T3 e T4 insuficiente. Apesar de ser menos frequente, o hipotireoidismo pode ser causado por doenças infecciosas, defeitos funcionais ou na biossíntese da produção dos hormônios da tireoide.

O diagnóstico precoce é essencial para o tratamento

Os distúrbios que afetam a tireoide comprometem seriamente a qualidade de vida, por esse motivo, ter o diagnóstico de forma antecipada é fundamental para submeter ao tratamento adequado e aumentar as possibilidades de sucesso. Manter consultas médicas regulares para avaliação do quadro e prescrição de exames é a melhor forma para cuidar da saúde, ter um diagnóstico preciso e o tratamento de acordo com a situação. Se os problemas causados pelo hipotireoidismo não forem devidamente tratados, podem comprometer a performance física e mental do indivíduo. Portanto, para evitar os problemas do hipotireoidismo e permanecer saudável é importante realizar consultas periódicas, mesmo se você tiver uma rotina acelerada. Assim é possível garantir que nenhum transtorno possa interferir no seu bem-estar e qualidade de vida. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em São Paulo!
Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp