hipófise

Qual a importância da hipófise no corpo humano?

Você já ouviu falar sobre hipófise? Trata-se de uma importante glândula endócrina que possui cerca de 1 cm de diâmetro e pesa, aproximadamente, 1 g. A hipófise fica situada na base do cérebro, especificamente na região da sela túrcica, logo abaixo do hipotálamo.

Também chamada de glândula pituitária e glândula mestre, ela é multifuncional e está diretamente relacionada com o trabalho de outras glândulas do corpo.

Quer entender qual é a importância da hipófise? Leia o artigo completo e entenda quais hormônios ela secreta e quais funções essa glândula realiza no organismo. Vem conferir!

Quais hormônios a hipófise secreta?

A glândula hipófise é dividida em lobo anterior (adenohipófise) e lobo posterior (neurohipófise). Os dois lobos estão ligados ao hipotálamo por meio de uma haste que contém prolongamentos das células nervosas (axônios ou fibras nervosas), bem como, vasos sanguíneos.

O hipotálamo controla o lobo anterior através da liberação de hormônios pelos vasos sanguíneos de ligação. Já o lobo posterior é controlado pelos impulsos nervosos do hipotálamo. O primeiro lobo, quando estimulado pelo hipotálamo, secreta hormônios como GH, TSH, LH e FSH. Já o segundo lobo é responsável por armazenar e secretar hormônios como ocitocina e DH.

Vale ressaltar que os hormônios produzidos e secretados pela hipófise não são fabricados e liberados de maneira contínua. A liberação ocorre em intervalos, em períodos que alternam atividade e inatividade. Determinados hormônios acompanham o ritmo cardíaco, com subidas e descidas ao longo do dia. Outros fatores também podem interferir na produção hormonal. É o caso do ciclo menstrual, por exemplo.

Quais funções essa glândula realiza?

A hipófise secreta hormônios essenciais, como o hormônio do crescimento, hormônio estimulador da tireoide, hormônio adrenocortical, hormônio luteinizante, hormônio foliculoestimulante, entre outros. Sendo assim, impacta diretamente a atuação de outras glândulas, a exemplo das adrenais, ovários, testículos, tireoide, etc.

Além disso, a hipófise armazena e libera hormônios produzidos pelo hipotálamo e cumprem o papel de promover a contração uterina e regular o equilíbrio de água e eletrólitos.

Qual é a importância da hipófise, afinal?

A hipófise é fundamental para a saúde, isso porque ela é responsável pela síntese de hormônios no sistema endócrino e atua efetivamente no controle funcional da vários órgãos. Entre outras funções que cabem à hipófise, ela interfere na filtragem de fluidos pelos rins, estímulo às contrações uterinas durante o trabalho de parto, promoção do crescimento e desenvolvimento estrutural do organismo, formação e secreção do leite materno pelas glândulas mamárias.
Essa glândula também é importante na coordenação do metabolismo das células que compõem a região cortical da suprarrenal, o que influencia no controle hídrico. Para completar, regula a tireoide e tem ligação com a saúde reprodutiva, já que o trabalho da hipófise se relaciona com o desenvolvimento dos gametas, liberação do óvulo, produção de testosterona, entre outras atividades.

Quer saber um pouco mais sobre a hipófise? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter. Ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em São Paulo!

Comentários
Dra. Adriana Pessoa

Posted by Dra. Adriana Pessoa