desempenho esportivo

Como um endocrinologista pode melhorar seu desempenho esportivo

O médico endocrinologista é um especialista hormonal. Ele atua no tratamento das doenças de tireoide, hipófise, ovários, testículos, pâncreas, adrenal, paratireoide e assim por diante. Além disso, ele é responsável por tratamentos relacionados a baixo peso, obesidade, falta de nutrientes (vitaminas e sais minerais, por exemplo) e gordura no sangue.

O médico endocrinologista esportivo, por sua vez, tem conhecimentos que vão além do metabolismo e hormônios. Entende com profundidade a medicina e fisiologia do esporte, a nutrologia e nutrição esportivas e as bases do treinamento físico. Dessa forma, trabalha diretamente na melhora do desempenho esportivo de atletas.

Confira neste artigo como um médico endocrinologista pode melhorar o seu desempenho nos esportes.

O que um médico endocrinologista pode fazer pelo desempenho esportivo

Quem pratica algum tipo de atividade física, como musculação, por exemplo, sabe que o esforço físico, por si só, não é suficiente para se alcançarem os melhores resultados. Ele deve ser combinado com uma dieta saudável e equilibrada, hidratação e tempo adequado de descanso.

Fatores além do esforço e dedicação do atleta ou praticante também devem ser levados em consideração para a sua evolução. Nesse sentido, as questões hormonais e metabólicas são exploradas e podem ser solucionadas pelos médicos endocrinologistas.

A regulação hormonal é fundamental para o dia a dia dos atletas, sejam amadores ou profissionais. As razões são bem consistentes, uma vez que os hormônios influenciam não apenas na performance atlética do indivíduo, mas também em na diminuição do seu percentual de gordura, construção de músculos, controle do gasto de calorias e outros elementos.

O endocrinologista esportivo atua para melhorar o desempenho do atleta, ao identificar deficiências hormonais no seu organismo, após queixas características. É importante lembrar que cada pessoa tem níveis individuais de produção hormonal, o que influencia diretamente no seu modelo de dieta e no tipo de exercícios que deverá realizar para alcançar seus objetivos.

Doenças da tireoide e performance esportiva

Doenças como hipertireoidismo e hipotireoidismo também podem atrapalhar os resultados de atletas, mesmo seguindo à risca os treinos e plano de alimentação. Em ambos os casos, o trabalho do endocrinologista se torna fundamental, uma vez que hormônios desregulados podem causar complicações sérias de saúde.

De modo geral, o endocrinologista é o médico que identifica qualquer tipo de deficiência hormonal do indivíduo. Por isso, ele pode mudar completamente a rotina de treinos, de alimentação e de suplementação do atleta.

Com esse acompanhamento, o desempenho esportivo do atleta de alta performance será muito mais bem aproveitado.

 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em São Paulo!

Comentários
Dra. Adriana Pessoa

Posted by Dra. Adriana Pessoa