andropausa

O que acontece com o corpo durante a andropausa?

É provável que qualquer pessoa já tenha ouvido falar na menopausa, que é o período em que os hormônios femininos sofrem queda na sua produção, o que ocorre perto da terceira idade. Assim como a menopausa afeta o público feminino, a andropausa pode atingir os homens com mais de 60 anos e gera sintomas bem específicos. Por isso, a andropausa é também conhecida como a menopausa masculina.

O que é a andropausa?

Andropausa é o período em que a produção da testosterona, que é o hormônio sexual masculino, diminui. Apesar de ser comparada à menopausa, ela ocorre com menos intensidade, uma vez que, mesmo com níveis mais baixos, a testosterona permanece dentro da quantidade esperada e o ciclo fértil não é encerrado, como acontece com as mulheres.

Sendo mais comum em homens com 60 anos ou mais, a andropausa também pode acontecer precocemente em homens de 35 a 40 anos de idade. Os primeiros sintomas são as disfunções sexuais, combinadas com os transtornos emocionais.

Além da idade, existem fatores que podem acelerar a andropausa. Veja, a seguir, quais são eles.

Fatores que contribuem para a andropausa

A andropausa não ocorre exclusivamente pela idade. Fatores hereditários e hábitos de vida também podem interferir na queda da produção da testosterona.

A ocorrência da diminuição do hormônio testosterona pode estar relacionada às seguintes causas: perda de massa muscular, síndrome metabólica, obesidade, distúrbios na tireoide, hipertensão, uso de cigarro, consumo excessivo de bebida alcoólica, diabetes tipo 2, estresse, insuficiência renal e ação de medicamentos.

Mudanças durante a andropausa

Para você entender melhor, vamos explicar como a queda de testosterona ocorre, com a chegada da idade.

Quando o homem atinge os 40 anos (pode acontecer antes disso também), a produção de testosterona diminui aproximadamente 1%, por ano. No entanto, ocorrem três tipos de redução no início desse processo.

Primeiramente, há baixa na taxa de testosterona livre, a TL. Ocorre a queda da testosterona relacionada com a albumina e acontece também a redução dos níveis de globulina ligadora de hormônios sexuais, a SHBG.

Essas são as primeiras fases de diminuição na produção de testosterona pelas quais o homem passa. Depois dos 55 anos, ocorre a diminuição gradativa da testosterona total.

Isso significa que, aos 75 anos de idade, o homem tem os níveis do hormônio sexual masculino reduzidos representando 65% da capacidade hormonal de um homem de 25 anos.

Tratamento para andropausa

A grande dúvida dos homens é se existe tratamento para a andropausa. O tratamento indicado varia de acordo com cada caso. Por exemplo, se for é consequência de uma doença específica, é possível tratar a causa base.

Em alguns casos, pode ser indicada também a reposição hormonal, mas não será resgatada a juventude do indivíduo. Essa reposição oferecerá redução dos sintomas incômodos. O tratamento é individualizado e deve sempre ser orientado por um médico capacitado.

 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter. Ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em São Paulo!

Comentários
Dra. Adriana Pessoa

Posted by Dra. Adriana Pessoa