andropausa

14 sinais que você pode estar com andropausa

Você já ouviu falar sobre andropausa? Por ser uma condição associada a diminuição do hormônio masculino, testosterona, muitas pessoas imaginam que essa condição seja igual à menopausa, mas nos homens.

No entanto, há diferenças, especialmente porque a diminuição da testosterona, assim como o surgimento dos sintomas ocorrem de maneira mais gradual e, muitas vezes, de forma menos incômoda do que acontece nas mulheres.

Algumas pesquisas estimam que cerca de 30% dos homens com idade na casa dos 50 anos desenvolverão algum sintoma relacionado aos níveis baixos de testosterona causados pela andropausa.

Vale ressaltar que uma pessoa que sofre com andropausa, caso não receba o tratamento adequado, pode apresentar diversos problemas relacionados a essa condição ao longo do tempo. Sendo que algumas delas podem até ser graves, a exemplo da osteoporose.

A seguir, selecionamos alguns dos sinais mais comuns da andropausa. Continue a leitura e entenda melhor como identificá-la.

14 sinais da andropausa

Mesmo considerando que os sintomas da andropausa possam variar de uma pessoa para outra, existem alguns sinais que são mais frequentes. Entre eles:

  1. falta de energia para executar as atividades diárias;
  2. menos desejo sexual;
  3. ereções menos potentes ou maior dificuldade de ter e manter ereções;
  4. ondas de calor;
  5. aumento da gordura corporal;
  6. perda da massa muscular ou da força física;
  7. sintomas de depressão;
  8. alterações no humor ou irritabilidade;
  9. dificuldades de memória;
  10. diminuição dos pelos corporais;
  11. nervosismo aumentado;
  12. menos autoconfiança;
  13. motivação diminuída;
  14. aumento do peito.

Caso você tenha notado alguns dos sinais e sintomas descritos acima, procure marcar uma consulta com o médico especializado. Isso é fundamental para ter mais qualidade de vida e, claro, evitar as possíveis complicações relacionadas a andropausa.

Diagnosticando a andropausa

Para diagnosticar a andropausa, o médico pode fazer uma série de perguntas a você para que ele possa avaliar se os sintomas apresentados tem alguma relação com níveis baixos de testosterona.

Caso o especialista suspeite que algo esteja errado, ele poderá solicitar um exame de sangue para avaliar com mais clareza a condição de seus níveis hormonais.

Além disso, outros exames podem ser pedidos, especialmente, porque, baixas quantidades desse de testosterona no corpo do homem também pode ter origem em outras condições, como pressão alta, diabetes e hipogonadismo, uma condição que retarda o desenvolvimento sexual.

Tratamento e prevenção

O tratamento mais frequente para homens que estão experimentando os sintomas da andropausa é a reposição hormonal. O objetivo é proporcionar ao paciente um alívio dos sintomas, ajudando a melhorar sua qualidade de vida.

A testosterona, atualmente, pode ser encontrada em uma série de formas diferentes. Por exemplo, como injeções, gel, adesivos para a pele e cápsulas. O seu médico o ajudará a avaliar e escolher o melhor tipo de tratamento para o seu caso.

Além do tratamento clínico, é possível adotar alguns bons hábitos que são muito úteis para lidar com os sintomas da andropausa. Nesse sentido, vale a pena cuidar para ter uma boa alimentação, criar formas para evitar o estresse e praticar atividades físicas.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em São Paulo!

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp