menopausa

Quais os primeiros sinais da Menopausa?

A menopausa é uma fase natural na vida feminina adulta, que provoca alterações no metabolismo afetando tanto o corpo físico, quanto o comportamento da pessoa. É uma etapa que necessita de atenção e cuidados. 

Nos períodos que antecedem e sucedem à menopausa, a mulher passa por mudanças inevitáveis, devido aos ciclos menstruais se aproximarem do fim e à redução gradativa da ovulação. Isso pode desencadear sintomas que comprometem o bem-estar. 

Você sabe o que é a menopausa e quais os primeiros sintomas que ela apresenta? Passo fundamental para a saúde feminina é conhecer os sinais dessa fase e buscar formas para aliviá-los e ter qualidade de vida. Pensando nisso, escrevi este artigo para você saber mais sobre o assunto.

O que é a menopausa? 

Com o passar dos anos acontece de forma natural o declínio na produção dos hormônios reprodutivos de uma mulher, denominados estrogênio e progesterona. Esse processo é chamado menopausa, que de forma simples, consiste no último período menstrual. 

O início desse processo pode acontecer de 48 a 51 anos. Entretanto, em alguns casos podem vir de forma precoce. A partir dos 40 é possível que a mulher perceba os sintomas, na fase chamada climatério, que é o nome dado a transição entre o período produtivo e o não produtivo.

A menopausa é confirmada após 12 meses sem a incidência de um período menstrual. A variação na idade que pode surgir na mulher, ou seja, se virá de maneira prematura ou tardia, é dada por fatores de cada organismo, como:

  • anomalias genéticas;
  • toxinas (tabaco);
  • doenças autoimunes.

Quais os primeiros sintomas da menopausa? 

Os sintomas da menopausa são muito relativos, existem casos que são menos intensos, já outras situações, é uma experiência incômoda. Por esse motivo, não há uma regra e tudo é de acordo com cada organismo. Contudo, alguns fatores são comuns a todos os casos, principalmente no início do processo. 

Conheça os principais sintomas do início da menopausa:

Menstruação irregular

Alterações no ciclo menstrual podem indicar o início da menopausa, principalmente a ausência em um período de 12 meses. O volume do sangramento também pode ficar irregular.

Ondas de calor

A ausência ou deficiência do hormônio estrogênio compromete termostato do corpo, fazendo a pessoa sentir ondas de calor e transpiração anormal. Esse é o sintoma mais comum da pré-menopausa.

Alterações no humor  

Outro sintoma fortemente presente nos tempos que antecedem a menopausa são as mudanças repentinas no estado emocional. Devido à queda hormonal progressiva, é inevitável ter alterações que variam entre tristezas, ansiedade, raiva e nos casos mais intensos, depressão.  

Como ter o diagnóstico e tratar?

Ter o máximo de informações sobre a sua situação é essencial, por exemplo, para saber quais sintomas está sentindo. Assim, o melhor é procurar apoio médico, que por meio de uma análise clínica e exames de reconhecimento, vai fornecer um diagnóstico preciso. 

Dessa forma, é possível indicar um tratamento de acordo com a suas particularidades, utilizando medicamentos e terapias para aliviar os sintomas e garantir a qualidade de vida durante o processo. 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em São Paulo!

 

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp