tireoide

Qual a função da tireoide no corpo humano?

A tireoide, ou simplesmente tiroide, é uma glândula que exerce um papel importantíssimo no organismo, influenciando no funcionamento de diversos órgãos. Seu funcionamento contribui muito para a qualidade de vida.

Por atuar no gasto calórico e na termogênese, é essencial para o equilíbrio do metabolismo. Nesse contexto, é um órgão que deve ser acompanhado de perto, pois as implicações do mau funcionamento podem levar sérios malefícios à saúde.

Conhecer mais sobre as funções da tireoide é fundamental para identificar possíveis sintomas e buscar o tratamento precoce para anomalias. Pensando nisso, confira neste post informações relevantes sobre o assunto!

Qual a função da tireoide?

Localizada na base do pescoço, a tireoide produz os hormônios triiodotironina e a tiroxina, chamados T3 e T4, que têm função indispensável para o funcionamento normal do metabolismo, seja na fase infantil ou adulta, de homens de mulheres.

Além disso, eles influenciam na atividade de órgãos vitais, como o coração, rins, fígado, cérebro e sistema digestivo, além de interferir nas funções do controle emocional, concentração, controle da massa corporal, crescimento , ciclo menstrual e fertilidade feminina.

Os hormônios tiroidianos também têm outra função interessante: regular a energia mínima que um organismo precisa para suas funções biológicas básicas em jejum ou repouso, denominada taxa basal metabólica.

Ou seja, a respiração e os batimentos do coração. Isso significa que desempenha uma função extremamente relevante na regulamentação e no equilíbrio do organismo, sendo que qualquer disfunção na tireoide pode levar a riscos grandes para a pessoa.

Quais os principais problemas que afetam a tireoide?

A oscilação na produção dos hormônios na tireoide, seja o aumento ou a redução, causam efeitos no organismo. Estes sintomas precisam ser identificados o quanto antes para procurar um médico e ter um diagnóstico precoce e preciso.

Hipotiroidismo

Acontece quando a produção de hormônios pela tireoide é insuficiente, deixando os sistemas do corpo mais lentos, pela falta de energia. Essa redução no nível hormonal provoca os seguintes sintomas:

  • perda de memória;
  • sonolência;
  • desânimo e cansaço;
  • aumento do peso;
  • falta de libido;
  • menstruação irregular;
  • queda de cabelo.

Hipertireoidismo

Consiste no aumento desequilibrado da produção dos hormônios T3 e T4, causando os efeitos contrários aos do hipotireoidismo, fazendo o metabolismo funcionar mais rápido. Os sintomas mais comuns são:

  • perda de peso;
  • diarreia;
  • alterações na menstruação;
  • insônia;
  • taquicardia;
  • tremores;
  • dificuldade de concentração.

Nódulos de tireoide

Nódulos na tireoide são muito comuns e, na maioria das vezes, benigno. Consiste em um caroço na parte superior do pescoço que causa certo incomodo ao ingerir alimentos. É indolor e visível.

O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento

Muitos dos sintomas da irregularidade na produção de hormônios pela tiroide, seja o hipertireoidismo ou o hipotiroidismo, são comuns e relacionados à rotina corrida e ao excesso de trabalho.

Por esse motivo, muitas vezes podem passar despercebidos e se confundir com problemas normais e temporários. Ao persistirem os sintomas, é imprescindível procurar um médico para um diagnóstico de forma imediata e, se for o caso, ter o devido tratamento para evitar que a situação se agrave e comprometa sua qualidade de vida.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em São Paulo!

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp