diabetes tipo 2

Qual melhor tipo de dieta para o paciente com diabetes tipo 2?

Relacionada principalmente ao sobrepeso, ao sedentarismo e aos hábitos alimentares inadequados, a diabetes tipo 2 pode ser tratada com uma alimentação saudável, aliada à prática de atividades físicas.

Essa troca de hábitos pode ser difícil no início, pela mudança nos tipos de alimentos a serem consumidos, considerando ser uma dieta específica para diabéticos, ou seja, pobre em açúcares e carboidratos.

Neste artigo, você vai saber quais alimentos introduzir nessa dieta. Confira!

O que comer

A melhor dieta a se seguir é a que privilegia alimentos que ajudem a regular os níveis glicêmicos. Entre os eles estão: 

  • vegetais, verduras e frutas, exceto os muito ricos em açúcares;
  • grãos integrais, como arroz e cereal integral;
  • azeite extravirgem;
  • peixes ou alimentos ricos em ômega 3;
  • alimentos ricos em fibra;
  • alimentos ricos em antioxidantes;
  • alecrim e orégano;
  • canela e açafrão;
  • leguminosas e tubérculos em quantidades moderadas;
  • adoçantes não calóricos — com moderação; 
  • leite desnatado e queijo branco;
  • água mineral e bebidas sem açúcar.

Dieta mediterrânea recomendada para diabetes tipo 2

Entre as opções de alimentação, está a dieta mediterrânea. Esta faz referência os hábitos dos países banhados pelo Mar Mediterrâneo, principalmente o sul da Itália, a Grécia e o sul da Espanha. 

Fazem parte dessa dieta: azeite de oliva, peixes de água salgada, oleaginosas, como as amêndoas, nozes e castanhas, frutas e legumes, grãos integrais, leguminosas, além de vinho tinto, queijos e iogurtes.

 Ela se tornou famosa entre os diabéticos porque privilegia alimentos que possuem ação anti-inflamatória, limitando o consumo de massas e pães feitos com farinha branca — exatamente o que o paciente precisa retirar da alimentação.

O que deve ser evitado

Os alimentos proibidos para quem tem diabetes tipo 2 são aqueles ricos em açúcar ou carboidratos simples. Entre eles estão: bolos, biscoitos, lanches, massas, pão e arroz branco, mel, geleia de frutas, compotas, marmelada, produtos de confeitaria e pastelaria. 

Também é preciso tirar da alimentação chocolates, guloseimas e doces em geral.  Porém, a sobremesa não é totalmente proibida: pequenas porções de frutas ou chocolate amargo, com pelo menos 75% cacau, podem ser ingeridos.

É também necessário reduzir o consumo de frutas muito ricas em frutose, como bananas, damascos, figos, uvas, tâmaras e frutos secos.

Existe ainda a dúvida sobre manter, ou não, as carnes vermelhas no cardápio. Desde que não sejam gordas, elas devem ser consumidas, por causa de nutrientes como ferro e vitamina B12. Para isso, é preciso escolher sempre os cortes magros, como lagarto, patinho ou alcatra.

Além disso, bebidas açucaradas, como refrigerantes, sucos industrializados e achocolatados devem ficar fora da alimentação. O álcool também deve ser cortado radicalmente pelo paciente com diabetes tipo 2, principalmente no que diz respeito aos destilados, pois a substância atua negativamente no metabolismo da insulina. As bebidas fermentadas, como vinho e cerveja, podem ser consumidas, desde que com moderação.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter. Ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em São Paulo!

 

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp