diabetes

Como prevenir o diabetes?

Quando olhamos para os hábitos alimentares adotados pelas pessoas que estão à nossa volta, percebemos o quanto a nossa dieta é ruim. A ingestão de alimentos industrializados, frituras, todo o tipo de gorduras e doces leva ao aparecimento de diversas doenças que prejudicam o nosso corpo, dentre elas, o diabetes. Mas não somente por meio dos alimentos. Essa condição também pode ser adquirida geneticamente, ou seja, pode ser hereditária, ou se desenvolver por estresse e sedentarismo.

O que é o diabetes?

A doença é caracterizada pelo acúmulo de açúcar, também chamado de glicose, no sangue, devido ao mau funcionamento do pâncreas. O diabetes pode ser dividido em 4 tipos mais comuns: o gestacional, que acontece durante o período de gravidez nas mulheres; o pré-diabetes, que é a elevação das taxas de açúcar no sangue, mas ainda não em parâmetros que faça a pessoa ser diabética; o tipo 1, que é crônico e no qual o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina; e o tipo 2 ou mellitus, também crônico, em que o corpo tem dificuldade de processar a glicose.

Dicas de como prevenir o diabetes

Essa doença ainda não tem cura, mas tem diversos tipos de tratamentos disponíveis. Contudo, é sempre melhor prevenir e evitar que a condição apareça. Portanto, conheça algumas dicas de como preveni-la.

Acabe com a vida sedentária

Não se pode negar que o dia a dia da maioria das pessoas é corrido e cheio de compromissos, além das pressões no trabalho e nos estudos com as quais os indivíduos têm de lidar. A vida acelerada traz ansiedade, distúrbios alimentares e desenvolvimento de sedentarismo. Essas 3 condições levam ao surgimento da doença em questão. Então, o melhor a ser feito é adotar um estilo de vida saudável, com mudanças na dieta diária e nas atitudes relacionadas à movimentação.

Comece agora a praticar exercícios

Bem sabemos que nem todas as pessoas nasceram com o gosto pela prática de exercícios. Porém, eles são muito importantes para o pleno e saudável funcionamento do corpo. Dessa forma, não pode haver desculpas para não começar a se movimentar. O melhor é escolher o que gosta, seja a partir de uma simples caminhada seja, então, dedicar-se à prática de esportes mais complexos.

Os exercícios combatem alguns fatores de risco da diabetes, ajudam na assimilação da glicose pelas células musculares e queimam a glicose que está na corrente sanguínea, ajudando no controle da glicemia.

Coma e durma melhor

Quando uma pessoa desenvolve a doença, ela recebe ordens expressas de que está proibida de ingerir doces, refrigerantes e quaisquer outras comidas e bebidas adoçadas. Essas pessoas ainda devem estar atentas à ingestão de alimentos feitos com farinha branca e arroz branco. Uma vez que esses produtos se tornam açúcar dentro do organismo.

Portanto, para não desenvolver o diabetes, comece a pegar leve com esses alimentos. Tenha atenção com tudo o que come, principalmente se forem frituras, carnes gordurosas e bebidas alcoólicas. O sono também tem papel fundamental no funcionamento do corpo, porque propicia o trabalho do organismo e acalma com relação ao estresse e à ansiedade, portanto, procure dormir bem.

Não Fume

O cigarro está relacionado a uma séries de doenças, incluindo câncer, doença cardíaca e diabetes tipo 2.

Em uma análise de vários estudos, totalizando mais de um milhão de pessoas, o tabagismo aumentou o risco de diabetes em 44% em fumantes médios e 61% em pessoas que fumaram mais de 20 cigarros por dia(1).

Portanto, o ideal é não fumar e evitar o fumo passível.

Não beba em excesso

Outro fator que influencia o aparecimento do diabetes tipo 2 é o consumo de álcool. Aqui vai uma boa notícia: o consumo moderado (um drink por dia) diminui o risco de desenvolver esta enfermidade. No entanto, a ingestão excessiva de bebida alcoólica pode causar o efeito contrário. O segredo, portanto, é a moderação.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em São Paulo!

 

Referências:

1.Active smoking and the risk of type 2 diabetes: a systematic review and meta-analysis.

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp