nódulo na tireoide

Quando se preocupar com o nódulo na tireoide

Um nódulo na tireoide nada mais é que uma massa formada de tecido tireoidiano ou um cisto com líquido no interior, que se forma na glândula localizada em frente ao pescoço.

Ter nódulo desse tipo é relativamente comum. Muitos nem sequer estão cientes da existência dele, a não ser que ele cresça a ponto de se tornar visível.

A seguir, neste artigo, confira quando se preocupar com a presença desse nódulo.

Quando ter um nódulo na tireoide deve ser motivo de preocupação?

De modo geral, os nódulos da tireoide são extremamentes comuns. As chances de aparecerem aumentam com a idade e sintomas associados a eles são raros. Mas, caso o nódulo seja muito grande, ele pode causar rouquidão, dor ou até mesmo atrapalhar o ato de respirar ou engolir.

Há preocupação atrelada ao aparecimento de nódulos, uma vez que, em alguns casos, eles podem ser malignos. Mas não se assuste. No geral, o câncer é diagnosticado apenas em 8 a cada 100 homens com nódulo e em 4 a cada 100 mulheres. Sendo assim, a grande maioria deles não exige preocupação, visto que é benigna.

Estima-se ainda que em média 60% da população tenha um nódulo. Este pode ser visível ou não, sendo que menos de 5% dos casos são malignos. Conforme a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, os nódulos são benignos em 90% dos casos.

Não há uma causa específica para o surgimento de nódulos – mas é comum que eles apareçam em membros da mesma família.

Quem possui um nódulo, mesmo que muito pequeno (às vezes, menor que 1 centímetro), recebe a recomendação médica de fazer acompanhamento semestralmente, de modo a observar a sua evolução.

Como o diagnóstico é realizado?

Na grande maioria dos casos, a presença de nódulos na tireoide é notada após exames físicos de rotina. O médico (que pode ser clínico geral, endocrinologista, ginecologista ou outro) apalpa o pescoço em busca de quaisquer sinais de alteração.

Após encontrar um nódulo, o médico pode realizar testes laboratoriais para descobrir se ele é do tipo quente, que produz muito hormônio, ou frio, que não produz hormônios tireoidianos.

Os testes, no entanto, não são suficientes para que a possibilidade do câncer seja completamente descartada. Por isso, o médico poderá solicitar alguns exames complementares. Estes são: a ultrassonografia da tireoide, biópsia aspirativa por agulha fina ou cintilografia de tireoide.

Nódulos suspeitos ou cancerosos devem ser removidos cirurgicamente. O mesmo vale para nódulos benignos que, com o passar do tempo, aumentam demasiadamente de tamanho, a ponto de causarem problemas para o paciente respirar ou engolir.

Agora você já sabe que, antes de se preocupar com um nódulo na tireoide, o recomendado é efetuar o diagnóstico e a análise dele junto a um médico endocrinologista.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter. Ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em São Paulo!

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp