hormônios

5 hormônios importantes do seu corpo e suas funções

Você sabia que há muitos hormônios importantes para o bom funcionamento do corpo humano? Essas substâncias químicas são secretadas por meio das glândulas endócrinas. Estas, por sua vez, encontram-se distribuídas por todo o corpo.

Desse modo, os hormônios atuam no controle de diversas funções fisiológicas e até psicológicas. Assim sendo, se o seu corpo está produzindo muito ou pouco hormônio, você pode acabar doente. Podendo desenvolver problemas graves de saúde.

Quer conhecer alguns dos hormônios importantes para o funcionamento adequado de seu organismo? Então, continue a leitura e saiba mais!

Os principais hormônios e suas funções

A seguir, saiba quais são os hormônios mais importantes do seu corpo e qual função cada um exerce.

1. Insulina

A insulina é secretada no organismo pelo pâncreas. Uma de suas funções mais importantes é regular diversos processos metabólicos. É esse o hormônio responsável por garantir que os órgãos do corpo absorvam glicose (açúcar). Por outro lado, quando está desregulada, o açúcar no sangue pode se acumular levando a pessoa a desenvolver um quadro de diabetes.

2. Melatonina

A origem da melatonina é a glândula pineal em seu cérebro. Esse hormônio é muito importante para a regulação dos ciclos de sono e do relógio biológico interno.

A medida que a luz natural vai escurecendo, o cérebro intensifica os níveis de melatonina para preparar o corpo para o sono.

Quando a escuridão natural é interrompida esse processo acaba sendo prejudicado. É por isso que especialistas recomendam evitar o uso de telas, como as do celular, nos momentos que antecedem o horário de dormir.

3. Estrogênio

Popularmente conhecido com hormônio sexual feminino, o estrogênio é secretado por meio dos ovários. Ele tem um papel fundamental em todo o corpo da mulher. Pois ajuda na formação dos seios e pelos pubianos, assim como no alargamento dos quadris.

Além disso, ele regula os períodos menstruais e participa na coagulação do sangue, assim como na formação dos ossos e das unhas. Mau humor, sintomas de depressão e baixa libido entre outras situações, podem ser sinal de que o estrogênio está desequilibrado.

4. Testosterona

Produzido tanto nos testículos masculinos quanto nos ovários femininos, a testosterona muitas vezes é associada ao desejo sexual. Entretanto, esse hormônio também tem um papel na distribuição das células de gordura e está associado à massa óssea e muscular.

Por isso, quando a testosterona não está presente em quantidade adequada no organismo, a pessoa pode ter perda de densidade óssea, perda de músculos, baixo desejo sexual e disfunção erétil.

5. Cortisol

Aqui temos o hormônio do estresse. O cortisol funciona com uma espécie de sistema de alerta natural para o organismo avisando sobre situações de pressão.

Contudo, é necessário fazer uma observação: é importante estar ciente de situações que representam um perigo iminente, mas quando os níveis de cortisol estão constantemente altos, pode causar uma série de problemas.

Por exemplo, enxaquecas, irritabilidade, ganho de peso, ansiedade, distúrbios do sono, entre outros.

Claro, há muitos outros hormônios importantes. Porém, pelos exemplos acima, fica evidente que é preciso estar atento para que os níveis sempre estejam adequados.

Tenha em mente que problemas hormonais podem causar distúrbios de puberdade, diabetes, baixa estatura nas crianças e hipertireoidismo, apenas para citar algumas complicações.

Portanto, se estiver suspeitando que algo possa estar errado ou se apenas quer ter certeza de que tudo está bem, vale a pena consultar um especialista de sua confiança!

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter. Ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em São Paulo!

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp